A gestão escolar como articuladora da construção de espaços de pesquisa na escola
Fecha
2014-11-29Autor
Lopes, Rita de Cássia Pedrotti
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
É sabido que nos dias atuais a educação exige formas diferenciadas de ensino para que a aprendizagem seja mais dinâmica, emancipadora e significativa para os estudantes. Uma das formas de alcançar essas características se dá através do ensino pela pesquisa que, para acontecer, necessita de espaços na escola, disponibilizados pelos gestores, para que os educadores possam se encontrar para planejar projetos de pesquisa que dialoguem com os componentes curriculares que ministram. O objetivo desse estudo é verificar, através da abordagem qualitativa, na perspectiva da pesquisa participante, como espaços de pesquisa podem ser criados na escola para que os educadores possam debater e planejar projetos de pesquisa a serem trabalhados na escola. A metodologia foi articulada sob a forma de questionário, entrevistas e observações em encontros realizados pela escola para o acompanhamento dos projetos de pesquisa que são realizados. Enfim, os gestores de uma escola, para construir um trabalho pedagógico efetivo tanto para os sujeitos que ensinam, quanto para os que aprendem, devem possibilitar aos professores espaços de troca de diferentes saberes, devido as suas diferentes áreas de atuação, pois esta ação alicerça o planejamento de seus projetos de pesquisa e, ao acontecer isso, proporciona constante formação aos professores.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [951]
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: