A dimensão do trágico na formação docente pela força estético-formativa do testemunho
Abstract
O presente trabalho de tese foi desenvolvido dentro da Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional (LP1), do Programa de Pós-graduação em Educação, do Centro de Educação (CE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A pesquisa se desdobra a partir da seguinte problemática: Numa época de compreensão superficial da dor alheia, como recuperar a dimensão do trágico na formação, especialmente por aquilo que o potencial da literatura do testemunho, considerado a partir de uma dimensão estética e pedagógica, pode oferecer em termos de dispositivos para o processo formativo do professor no contexto de vida social pós-traumático? Nesses termos, o escopo central da tese é: Reaver e resignificar a dimensão do trágico na formação docente especialmente por aquilo que a força estético-afetiva presente na obra testemunhal pode suscitar para uma formação mais implicada com a humanidade do outro. Em termos mais específicos, os objetivos são: a) Empreender uma crítica à presença do imperativo epistêmico-profissional no cenário da formação docente em detrimento da formação mais ampla voltada para a preocupação com a justiça social, a humanidade do outro e os direitos humanos; b) Colocar em evidência, a partir de bases históricas, a importância do trágico para a concepção de formação humana em sua significação crítica e estética; c) No que tange ao problema da formação humana, destacar a imbricação teórica e social entre a ideia de tragédia no sentido poético-literário e o sentido do trágico como emanação da polis e da história; d) Elucidar a confluência entre a categoria da catástrofe e da expressão do trágico no âmbito da estética presente no testemunho, repensando suas implicações no contexto dos processos formativos. As razões deste trabalho se justificam pelo fato de que, antes de assentar o foco da formação de professores na preocupação com o rol de capacidades e habilidades operacionais necessárias ao estabelecimento da ideia de profissionalização, cremos ser vital adentrar um aspecto mais profundo e mais essencial. Irremediavelmente isso leva à reconfiguração do ser docente, o qual, por sua vez, passa, segundo as peculiaridades do tempo presente, pela busca de uma resignificação do sentido do trágico na formação. A orientação metodológica da investigação segue os encaminhamentos da dialética negativa, de Theodor Adorno.
Collections
The following license files are associated with this item: