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dc.creatorDal Ongaro, Marisa
dc.date.accessioned2017-12-18T12:15:34Z
dc.date.available2017-12-18T12:15:34Z
dc.date.issued2016-05
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12163
dc.description.abstractThis dissertation aims to discuss the contradictions between the reality of educating and teaching practices of educators, found in the process of teaching and learning at school in the field: Municipal School of Education Elementary Santo Antonio do Agudo-RS municipality. For this, a qualitative research was conducted on-site observation, semi-structured interview and questionnaire the families of students. Therefore, we sought to reflect on the importance of rural education, historical knowledge and territory then highlighting the dynamics in these knowledge and relating to the inclusion of environmental issues in the teaching-learning process, and the theory of Paulo Freire as guiding. Additionally, this work also presents some theoretical reflections about the construction and reconstruction of the territory in the farmer's perspective. It is considered that, in order to have a chance of resistance to agribusiness pressure, to which the class is submitted, it is necessary to diversify the property in order to achieve self-sufficiency.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectContradiçõespor
dc.subjectEducação do campopor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectAgudo-RSpor
dc.subjectContradictionseng
dc.subjectRural educationeng
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.titleTerritorialidades em contradição na escola Santo Antônio no município de Agudo - RSpor
dc.title.alternativeTerritorialities in contradiction of the Santo Antônio school in the municipality of Agudo - RSeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta dissertação objetiva discutir as contradições entre a realidade dos educandos e as práticas pedagógicas dos educadores, encontradas no processo de ensino-aprendizagem em escola localizada na zona rural do município de Agudo-RS. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualiquantitativa com observação in loco, entrevista semiestruturada e questionário aplicado às famílias dos educandos. A pesquisa realizou-se nos anos de 2015 e 2016. Para tanto, buscou-se refletir a respeito da importância da educação do campo, saberes históricos e território, destacando a dinâmica existente nesses saberes. Relaciona-se essa problemática à questão ambiental no processo de ensino-aprendizagem. Além disso, este trabalho também apresenta algumas reflexões teóricas acerca do processo de construção e reconstrução do território na perspectiva do camponês. Considera-se que, para que se tenha uma possibilidade de resistência à pressão do agronegócio, ao qual os agricultores são submetidos, é necessário diversificar a propriedade e o currículo escolar na perspectiva da territorialização, efetivando o projeto da educação do campo.por
dc.contributor.advisor1Meurer, Ane Carine
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6724702305350914por
dc.contributor.referee1De David, Cesar
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2003244296217013por
dc.contributor.referee2Abreu, Claudete Miranda
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3302352393444524por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4644625685159674por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentGeografiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


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