Gestão pedagógica e a [re] construção da docência superior: convergência digital nas licenciaturas da UFSM na visão dos seus professores
Resumo
Esta monografia apresenta estudo acerca da gestão do pedagógico frente à docência nas
licenciaturas e a convergência digital e tecnológica que se encontra atualmente e facilmente nos
contextos de ensino superior. O presente estudo faz parte da pesquisa intitulada “Cultura de
Convergência Digital e Tecnológica nos Cursos de Licenciatura da UFSM: É possível uma Conexão
(Trans) Formativa entre a Educação Superior e a Educação Básica?”, desenvolvido pelo Grupo de
Estudos sobre Educação na Cultura Digital e Redes de Formação - GPKOSMOS. O problema de
pesquisa apresentado neste estudo procura verificar como a Gestão Pedagógica integra e se
apropria das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) nos cursos de Licenciatura
da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Como principais objetivos, buscamos compreender
como ocorre a apropriação das TDIC pelos professores formadores dos cursos de Licenciatura,
principalmente como ocorre à integração do Ambiente Virtual de Ensino-aprendizagem (AVEA)
MOODLE nas práticas pedagógicas ofertadas nestes cursos e se a organização da gestão
pedagógica das licenciaturas visa à fluência tecnológica e pedagógica para utilizar o AVEA MOODLE
como apoio didático-pedagógico no ensino presencial. Referimo-nos como Gestão Pedagógica ou
Gestão do Pedagógico, conceitos trazidos por Libâneo (2002), Ferreira (2008) e Luck (2009), onde
ambos conceituam gestão pedagógica- do pedagógico todas as ações atreladas à organização
didático-metodológica, tomada de decisões, participação, saberes e desafios compartilhados e
autoreflexão sobre a ação realizada nos contextos educativos, desde a seleção dos materiais,
conhecimento sobre o material até a aplicação e sucesso dos mesmos no processo ensinoaprendizagem.
Quando tratamos de convergência digital e tecnológica compreendemos que para
além de integrar mídias e equipamentos tecnológicos, ou, de designar uma única e apropriada fonte
ou tendência para prover de serviços. Ressaltamos a importância de conciliar juntamente com isso
tudo, a Fluência Pedagógica e Tecnológica e os Recursos Educacionais Abertos (REA) destes
ambientes digitais. Ser fluente, segundo Kafai et al (1999) é ter conhecimento para além da máquina,
é saber explorá-la, utilizá-la e apropriá-la conforme o contexto inserido, é dotar saberes para
compartilhar novos saberes. Os desafios deste processo foram inúmeros. Desafiamo-nos a envolver
todos os 23 cursos de Licenciatura da UFSM, bem como os seus 469 professores formadores,
obtendo um retorno de quase 3%. Para isso, utilizamos como método de pesquisa o questionário on
line do software Survey Monkey, contendo questões abertas, fechadas e dependentes,
disponibilizando o convite aos docentes das licenciaturas. É importante enfatizar pesquisas com a
temática voltada para a [Re] Construção da Docência Superior, pois sabemos que cada vez mais os
contextos e os sujeitos participantes destes espaços são outros, inerentes das novas tecnologias, por
isso, compreender o processo de ensino como um processo contínuo, mas de transformação, é a
chave de ouro para fundamentarmos a qualidade de ensino.
Coleções
- Gestão Educacional [289]
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