Avaliação da aplicabilidade do Hoshin Kanri em laboratórios de instituições de ensino superior (IES): desdobramento da estratégia
Resumen
Os laboratórios de Instituições de Ensino Superior (IES) exercem um papel cada vez mais
importante dentro das universidades, colaborando para a formação de pessoas através do
ensino e pesquisa e também trazendo benefícios para a sociedade como um todo, através
das atividades de extensão. Para garantir que essas três áreas de atuação estejam
conciliadas, é necessária uma gestão eficiente, que muitas vezes acaba esquecida nesses
laboratórios. Dessa forma, o estudo visa avaliar a aplicabilidade do método do Hoshin Kanri
dentro da realidade dos laboratórios de IES, utilizando um laboratório da Universidade
Federal de Santa Maria como objeto de estudo. A pesquisa tem como objetivos específicos
identificar as dificuldades de construção de um planejamento estratégico potencializadas
pelo conjunto ensino, pesquisa e extensão e o impacto na rotina do laboratório das ações
proporcionadas pelo desdobramento da estratégia. Dividido em três fases, o trabalho
contempla a elaboração do planejamento estratégico do laboratório, o cruzamento de
informações a fim de identificar no que o cenário difere dos demais e por último o
desdobramento da estratégia através do Gerenciamento pelas Diretrizes. Como resultado, o
estudo trouxe a percepção de que as ferramentas de gestão são aplicáveis e podem trazer
benefícios aos laboratórios de IES, desde que adaptadas para a realidade destes.