A inserção do professor de educação física em uma escola de ensino fundamental
Resumo
A pesquisa foi realizada em uma escola de Ensino Fundamental do Município de Santa Rosa/RS com turmas do 1º ano ao 3º ano das séries iniciais, tendo como abordagem principal o trabalho desenvolvido pela professora de Educação Física contendo sua opinião sobre a realidade do estilo de vida dos escolares. Com isso esta pesquisa pode ser considerada como relato de experiência. Teve como objetivo analisar o estilo de vida dos educandos relacionado ao bem-estar como influência na saúde. Na pesquisa foram relatadas situações que envolvem aspectos pertinentes à saúde, tais como: nutrição; atividade física, comportamento preventivo, relacionamentos e controle do stress. Através de observações diárias sobre a rotina das crianças os resultados indicaram que: na alimentação na escola, a maioria tem pouco com qualidade e, poucos têm muito de má qualidade; a atividade física é insuficiente praticada uma vez por semana apenas, onde deveríamos ter uma pratica de três vezes na semana para ganhos no aspecto motor e manutenção do peso; o comportamento preventivo está relacionado aos riscos sociais que vêm de fora para dentro; os relacionamentos são conturbados, confusos, agressivos, de pouco afeto, com falta de respeito para com professores, com poucos momentos de construção intelectual; o stress estar cada vez mais presente na vida das crianças devido a uma sobrecarga nas atividades diárias. Segundo a opinião da professora de Educação Física, podemos então concluir que a atual rotina escolar pode de fato estar atingindo e prejudicando a saúde física e mental de nossas crianças.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: