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dc.contributor.advisorLosekann, Claudio Roberto
dc.creatorSantos, Ana Carolina Fabricio da Rocha
dc.date.accessioned2018-03-01T15:01:48Z
dc.date.available2018-03-01T15:01:48Z
dc.date.issued2017-10-07
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12590
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Eficiência Energética Aplicada aos Processos Produtivos, EaD, RS, 2017.por
dc.description.abstractInitially, the vehicles were driven by steam, electricity or fuel. Due to the development of the oil industry, gasoline-powered vehicles have dominated the market. Almost a century after being overcome by combustion engines models, the electric vehicles reappeared in the world automotive scene. Due to environmental awareness of the damage caused by oil burning on vehicles with internal combustion engines, the interest in the use of electric vehicles is growing. Add to this the question of unrestrained use of a fossil fuel, a non-renewable source of energy. In this sense, there is pressure for countries to adopt more sustainable practices with less impact on the environment. This work will analyze the feasibility of using an electric car in Brazil, the advantages and disadvantages of replacing cars with combustion engines and the challenges still to be faced in the country for the implementation of EVs. Finally, an economic feasibility analysis is carried out, which shows the current inviability of replacing conventional vehicles by electric models as a consequence of the high purchasing cost of EVs. However, it is believed that with the popularization of EVs, the increase in demand and mass production lead to a reduction in the cost of the vehicle, making possible the propagation of this technology.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectVeículo elétricopor
dc.subjectVeículo a combustãopor
dc.subjectConsciência ambientalpor
dc.subjectViabilidade econômicapor
dc.subjectElectric vehicleeng
dc.subjectCombustion vehicleeng
dc.subjectEnvironmental awarenesseng
dc.subjectEconomic viabilityeng
dc.titleAnálise da viabilidade técnica e econômica de um veículo elétrico versus veículo a combustãopor
dc.title.alternativeTechnical and economic viability analysis of an electric vehicle versus combustion vehicleeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santana do Livramento, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEficiência Energética Aplicada aos Processos Produtivos, EaDpor
dc.description.resumoInicialmente, os veículos eram movidos a vapor, a eletricidade ou a gasolina. Em virtude do desenvolvimento da indústria do petróleo, os veículos movidos a gasolina acabaram por dominar o mercado. Quase um século após serem superados por modelos propulsionados por motores a combustão, os veículos elétricos reapareceram no cenário automotivo mundial. Atualmente, em função da consciência ambiental sobre os malefícios causados ao meio ambiente em consequência da queima do petróleo pelos veículos com motores de combustão interna, é crescente o interesse na utilização de veículos elétricos. Adiciona-se a isto a questão do uso desenfreado de um combustível fóssil, fonte não renovável de energia. Nesse sentido, há uma pressão para que os países adotem práticas mais sustentáveis e com menor impacto ao meio ambiente. Este trabalho analisa a viabilidade de uso de um carro elétrico no Brasil, as vantagens e desvantagens da substituição dos carros a combustão e os desafios ainda a serem enfrentados no país para a implementação dos VEs. Por fim, é realizada uma análise de viabilidade econômica que mostra a inviabilidade atual da substituição dos veículos convencionais por modelos elétricos como consequência do alto custo de aquisição dos VEs. Porém, acredita-se que com a popularização dos VEs, o aumento da demanda e a produção em massa acarretem em uma redução no custo do veículo, viabilizando sua disseminação.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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