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dc.contributor.advisorFedosse, Elenir
dc.creatorCelso, Raquel Aparecida
dc.date.accessioned2018-03-06T13:42:09Z
dc.date.available2018-03-06T13:42:09Z
dc.date.issued2018-02-22
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12624
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Residência Multiprofissional Integrada em Gestão e Atenção Hospitalar no Sistema Público de Saúde, RS, 2018.por
dc.description.abstractThe aim of this study was to identify the knowledge of the managers about Acquired Brain Injury, how many and which types are served in the Primary, Secondary and Tertiary Care services, the mechanisms of demand control and the instruments that support them for the care of users with Injury Acquired from a city in the central region of the state of Rio Grande do Sul. This is an exploratory and analytical-descriptive research, with a qualitative approach, carried out with 13 managers of the services that integrate the local health network. Data collection was done through a semi-structured interview, with questions related to managers' knowledge about Acquired Brain Injury, statistics, monitoring of service provision and instruments that support them. Data were analyzed by thematic content analysis technique. This study revealed incomplete conceptualizations on Acquired Brain Injury; priority service of people with cerebral vascular accident, followed by brain cranial trauma. Of the 11 services of medium technological density, nine mentioned that they do not have statistical data and demand monitoring. As for the use of operational protocols, low and high density managers have knowledge and use them in their services. Medium density managers do not use operational protocols, and most do not use internal routing protocols. There are clinics of higher education institutions that provide care to people with Acquired Brain Injury, but they act in a segregated way. Concluded that there are Conceptual, organizational and operational limitations of the care provided to users with Acquired Brain Injury.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectLesões encefálicaspor
dc.subjectServiços de saúdepor
dc.subjectAdministração de serviços de saúdepor
dc.subjectSUS (Sistema Único de Saúde)por
dc.subjectBrain injurieseng
dc.subjectHealth serviceseng
dc.subjectHealth services administrationeng
dc.subjectUnified health systemeng
dc.titleDo conhecimento e do cuidado relativos às lesões encefálicas adquiridas: a percepção de gestores de serviços dos níveis de atenção à saúdepor
dc.title.alternativeKnowledge and care relatives acquired encephalic injuries: the perception of service managers of health care levelseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationResidência Multiprofissional Integrada em Gestão e Atenção Hospitalar no Sistema Público de Saúdepor
dc.description.resumoO objetivo deste estudo foi identificar o conhecimento dos gestores sobre Lesão Encefálica Adquirida, quantos e quais os tipos atendidos nos serviços de Atenção Primária, Secundária e Terciária, os mecanismos de controle da demanda e os instrumentos que os embasam para o cuidado aos usuários com Lesão Encefálica Adquirida, de um município da região central do estado do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma pesquisa exploratória e analítico-descritiva, com abordagem qualitativa, realizada com 13 gestores dos serviços que integram a rede de saúde local. A coleta de dados deu-se por meio de uma entrevista semiestruturada, com questões relativas aos conhecimentos dos gestores acerca das Lesões Encefálicas Adquiridas, estatísticas, monitoramento da prestação de serviços e instrumentos que os embasam. Analisaram-se os dados pela técnica de análise de conteúdo de cunho temático. Este estudo revelou conceituações incompletas sobre Lesão Encefálica Adquirida; atendimento prioritário de pessoas com Acidentes Vasculares Encefálicos, seguidos dos Traumatismos Crânio Encefálicos. Dos 11 serviços de Atenção Secundária, nove referiram que não possuem dados estatísticos e monitoramento da demanda. Quanto à utilização de protocolos operacionais, os gestores da Atenção Primária e Terciária têm conhecimento e os utilizam em seus serviços. Os gestores da Atenção Secundária não utilizam protocolos operacionais e a maioria não utiliza protocolos internos de encaminhamento. Há clínicas de instituições de ensino superior que prestam cuidado às pessoas com Lesão Encefálica Adquirida, porém atuam de forma segregada. Concluiram-se limitações conceituais, organizacionais e operacionais do atendimento prestado ao usuário com Lesão Encefálica Adquirida.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências da Saúdepor


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