Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCecchin, Anidene de Siqueira
dc.creatorSantos, Thamille Pereira dos
dc.date.accessioned2018-03-07T12:10:00Z
dc.date.available2018-03-07T12:10:00Z
dc.date.issued2017-08-18
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12629
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicada à Educação, EaD, RS, 2017.por
dc.description.abstractThis article reports a bibliographical research that investigated educational digital games that can be used in the AEE environment as a way of providing literacy for children with intellectual disabilities, based on the criteria of Juhlin (2010). The present study points out methodological aspects of research, based on the qualitative and quantitative axes. To achieve this goal, we sought to: 1) select some digital educational games to carry out the study; 2) to analyze the digital educational games about the possibility of use in the AEE room with children with intellectual disability; 3) identify its potential as a stimulus for the development of literacy in a playful and pedagogical way. The results pointed out that digital educational games can provide a playful, interactive and innovative learning for working with children with intellectual disabilities, since they present learning elements such as motivating effect, facilitating learning, problem solving, decision making, Recognition of patterns, information processing, creativity and critical thinking, learning by discovery, motor coordination and expert behavior, as well as the sonic and thematic resources of the child's context.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectJogos educacionais digitaispor
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectDeficiência intelectualpor
dc.subjectPesquisa bibliográficapor
dc.titleAnálise de jogos educacionais digitais como recurso para alfabetização de pessoas com deficiência intelectualpor
dc.title.alternativeAnalysis of digital educational games as a resource for literacy of people with intellectual disabilitieseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Constantina, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicada à Educação, Eapor
dc.description.resumoEste artigo reporta uma pesquisa bibliográfica que investigou jogos digitais educacionais para que possam ser utilizados no ambiente do AEE, como forma de proporcionar a alfabetização de crianças com deficiência intelectual, com base nos critérios de Juhlin (2010). O presente estudo aponta aspectos metodológicos de investigação, baseados nos eixos qualitativo e quantitativo. Para realizar o objetivo proposto, buscou-se: 1) selecionar alguns jogos digitais educacionais; 2) analisar os jogos digitais educacionais selecionados quanto à possibilidade de utilização na sala de AEE, com crianças com deficiência intelectual; 3) identificar sua potencialidade como estímulo para o desenvolvimento da alfabetização de forma lúdica e pedagógica. Os resultados sugerem que os jogos educacionais digitais podem proporcionar uma aprendizagem lúdica, interativa e inovadora para o trabalho com crianças com deficiência intelectual, uma vez que estes apresentam elementos de aprendizagem, tais como efeito motivador, facilitador do aprendizado, resolução de problemas, tomada de decisão, reconhecimento de padrões, processamento de informações, criatividade e pensamento crítico, aprendizado por descoberta, coordenação motora e comportamento expert, além dos recursos sonoros e de temáticas do contexto da criança.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto