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dc.contributor.advisorUrbanetto, Rosanara Pacheco
dc.creatorSoares, Felipe das Chagas
dc.date.accessioned2018-03-13T13:46:23Z
dc.date.available2018-03-13T13:46:23Z
dc.date.issued2017-09-16
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12694
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão em Arquivos, EaD, RS, 2017.por
dc.description.abstractThe objective of the study is to analyze the theoretical bases of the application and the development of the business process management with the document management in the section of protocol and archive of the Aeronautics Health Board. The aim is to know the methods and tools of process management and document management recommended in the literature, seeking to identify those that apply to the needs of the section of protocol and archive. Then analyze the structure and operation of section, considering its interrelations with the other Health Board sectors. After these phases of study, it was possible to establish an interaction between the theoretical references analyzed in order to identify improvements for section of protocol. The study analyzes the business process management that has been taking a prominent position as a management methodology in companies that seek effectiveness and efficiency in their work processes. Aeronautics Health Board as a federal public agency seeks to adapt its management practices to the current competitive market in Brazil and in the World. It is pointed out as hypothesis of study that the great problem in the operation of the section of protocol and archive, is the lack of processes and procedures of documentary management standardized according to the best practices and in line with the other areas. These conditions could be achieved through the implementation of process management. The results show the importance of BPM in the document management in section of protocol. At the end it was possible to propose process modeling that allowed the visualization of the existing flaws in the section activities. The need for continued maintenance of existing programs and policies in the organization was perceived, as well as the training and updating of the knowledge of the staff through courses and lectures.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão por processospor
dc.subjectGestão de documentospor
dc.subjectBPM (Business Process Management)eng
dc.subjectProtocolopor
dc.subjectArquivopor
dc.titleGestão por processos e gestão de documentos como ferramentas de melhoria na seção de protocolo da diretoria de saúde da Aeronáuticapor
dc.title.alternativeProcess management and document management as tools for improvement in the protocol section of the Aeronautics health boardeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Foz do Iguaçu, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão em Arquivos, EaDpor
dc.description.resumoO objetivo do estudo é analisar as bases teóricas da aplicação e do desenvolvimento da gestão por processos em conjunto com a gestão de documentos na Seção de Protocolo e Arquivo da Diretoria de Saúde da Aeronáutica. Pretende-se conhecer os métodos e ferramentas da gestão por processos e da gestão de documentos preconizados na literatura, buscando identificar aquelas que se aplicam às necessidades da Seção de Protocolo e Arquivo Geral. Para em seguida, analisar a estrutura e o funcionamento da Seção, considerando suas inter-relações com os demais setores da Diretoria. Após essas fases de estudo, foi possível estabelecer uma interação entre os referenciais teóricos analisados buscando identificar melhorias para a Seção de Protocolo. O estudo analisa a gestão por processos que vem assumindo posição de destaque como metodologia de gestão nas empresas que buscam eficácia e eficiência nos seus processos de trabalho. E a Diretoria de Saúde da Aeronáutica como órgão público federal busca adequar suas práticas de gestão ao atual mercado competitivo no Brasil e no Mundo. Aponta-se como hipótese de estudo que o grande problema no funcionamento da Seção de Protocolo e Arquivo Geral, é a falta de processos e procedimentos de gestão documental padronizados de acordo com as melhores práticas e alinhados com as demais áreas. Condições estas que poderiam ser alcançadas através da implementação da gestão por processos. Os resultados elencados demonstraram a importância da gestão por processos de negócios (BPM) aliada à gestão de documentos arquivísticos na Seção de Protocolo. Ao final foi possível propor modelagens de processos que permitiram a visualização dos gargalos existentes nas atividades da seção. Foi percebida a necessidade de manutenção dos programas e políticas existentes que deve ser realizada de maneira contínua pela organização. Assim como, o treinamento e atualização dos conhecimentos do efetivo através de cursos e palestras.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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  • Gestão em Arquivos - EaD [245]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão em Arquivos - EaD

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