Mostrar el registro sencillo del ítem
Gestão escolar: contribuições do currículo funcional natural para a inclusão socioeducativa de pessoas com deficiência
dc.contributor.advisor | Ribeiro, Eliziane Tainá Lunardi | |
dc.creator | Silva, Cristiane Posser da | |
dc.date.accessioned | 2018-03-14T13:18:12Z | |
dc.date.available | 2018-03-14T13:18:12Z | |
dc.date.issued | 2014-11-29 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12704 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014. | por |
dc.description.abstract | This work has for thematic the Natural Functional Curriculum, developed on Democratic perspective. Was addressed the historic and present phases of educational management, and how it consolidates in Special Education. Also are discussed the key terms that supported this work with the objective to contributes to better understanding the importance of Natural Functional Curriculum. The methodology used for this study was the use of semistructured questionnaires in order to collect data that helped in achieving the objective set out to check how the contributions of the Natural Functional curriculum for the socioeducational development and social inclusion for disabilities persons on School for exceptional, Raio de Sol/APAE, of Lages localized on Santa Catarina state. This work allowed the conclusion that the natural functional curriculum for Special Education appears as a key factor and is extremely relevant in the context of disability and has aided and encouraged the progressive improvement of the quality of life for students with disabilities, as well continually promoting the social inclusion these members of society. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Aprendizado para a vida | por |
dc.subject | Ensino especial | por |
dc.subject | Democratic management | eng |
dc.subject | Learning for life | eng |
dc.subject | Special education | eng |
dc.title | Gestão escolar: contribuições do currículo funcional natural para a inclusão socioeducativa de pessoas com deficiência | por |
dc.title.alternative | Educational management: contributions of natural functional curriculum for inclusion of persons with socioeducational disabilities | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sapiranga, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este estudo tem por temática o Currículo Funcional Natural, desenvolvido na perspectiva da Gestão Democrática. Para tanto, neste trabalho foram abordadas as fases de gerenciamento das escolas ao longo dos anos, até o atual modelo de Gestão e como este se consolida no Ensino Especial. Também são discutidos neste estudo os termos chave que embasam este trabalho, com o intuito de promover uma discussão demonstrando ao leitor a relevância da pesquisa e que todos estes termos estão intrinsecamente ligados. Corroborando assim, para o entendimento da relevância do desenvolvimento do Currículo Funcional Natural na perspectiva da Deficiência. Para o desenvolvimento deste estudo, foi usada como metodologia a aplicação de questionários abertos, com o intuito de coletar dados que auxiliaram no alcance do objetivo traçado, de compreender quais as contribuições do Currículo Funcional Natural, da Escola de Excepcionais Raio de Sol/APAE, do município de Lages, localizado no Estado de Santa Catarina, para o desenvolvimento Socioeducativo e Inclusão de pessoas com Deficiência na sociedade. A partir da análise conclui-se que o Currículo Funcional Natural nos espaços de Ensino Especial, configura-se como um fator essencial e de extrema relevância no âmbito da Deficiência e, além disso, tem auxiliado e estimulado a melhora progressiva da qualidade de vida dos educandos com Deficiência, promovendo assim continuamente sua Inclusão Socioeducativa nos diversos espaços da sociedade. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
Gestão Educacional - EaD [950]
Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD