dc.contributor.advisor | Ceretta, Paulo Sergio | |
dc.creator | Oliveira, Éverton Fraga de | |
dc.date.accessioned | 2018-03-20T12:51:40Z | |
dc.date.available | 2018-03-20T12:51:40Z | |
dc.date.issued | 2015-12-23 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12755 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, EaD, RS, 2015 | por |
dc.description | Título alterado para: A motivação como critério para uma gestão pública de qualidade | por |
dc.description.abstract | There is no doubt the important role that the public manager has acquired in recent years, in
order to optimize public resources and enhance your picture servers in the search for better results and
higher quality of life for these. As the server the great "raw material" for the public system to work
efficiently, this article aims to identify and analyze the factors of institution that can influence the
motivation and satisfaction of these servers, demonstrating by the organization, will qualify and
provide welfare to its staff, making these servers deem more value to their work and the institution
they represent. The study evaluated the servers in São Leopoldo, seeking to know how is your
motivation and satisfaction. First, they sought, in doctrine, the important concepts to know what it
means motivation and satisfaction in the workplace and how this can lead to an important management
tool and change the culture of the organization. After, we applied a questionnaire with closed
questions, quantitative and exploratory-descriptive, 310 career employees, crowded at the Municipal
Administrative Center. For the interpretation of the data used to Maslow's theory and the theory of
Herzberg. The results show, in general, for motivation at work, considering the relationship with
colleagues, superiors and his own role as a public servant, but had some highlights of dissatisfactions,
as the lack of a policy on merit, improvement and functional support. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Motivação | por |
dc.subject | Satisfação | por |
dc.subject | Servidores | por |
dc.subject | Trabalho | por |
dc.subject | Gestão | por |
dc.subject | Motivation | eng |
dc.subject | Satisfaction | eng |
dc.subject | Servers | eng |
dc.subject | Work | eng |
dc.subject | Management | eng |
dc.title | Estudo sobre como fatores motivacionais e de satisfação podem levar à qualificação do serviço público e ao bem-estar dos funcionários da Prefeitura de São Leopoldo | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sapucaia do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Pública Municipal, EaD | por |
dc.description.resumo | É indiscutível o importante papel que o gestor público vem adquirindo nos últimos anos, com
a finalidade de otimizar os recursos públicos e valorizar seu quadro de servidores, na busca de
melhores resultados e maior qualidade de vida para estes. Sendo o servidor a grande “matéria-prima”
para que a máquina pública funcione de forma eficiente, este artigo tem o objetivo de identificar e
analisar quais os fatores da instituição que podem influenciar a motivação e a satisfação destes
servidores, demonstrando, por parte da organização, a vontade de qualificar e oferecer o bem-estar ao
seu quadro de pessoal, fazendo com que estes servidores deem mais valor aos seus trabalhos e à
instituição que representam. O estudo avaliou os servidores do município de São Leopoldo,
procurando saber como está a sua motivação e satisfação. Primeiramente, buscaram-se, na doutrina, os
conceitos importantes para saber o que significa motivação e satisfação no ambiente de trabalho e de
que forma isso pode levar a ser uma importante ferramenta de gestão e de mudança na cultura da
organização. Após, foi aplicado um questionário com perguntas fechadas, de caráter quantitativo e
exploratório-descritivo, para 310 servidores de carreira, lotados no Centro Administrativo Municipal.
Para a interpretação dos dados, usaram-se a Teoria de Maslow e a Teoria de Herzberg. Os resultados
apontam, de modo geral, para uma motivação no trabalho, considerando a relação com colegas,
chefias e a própria atuação como servidor público, mas tiveram alguns destaques de insatisfações,
como a falta de uma política por merecimento, aperfeiçoamento e amparo funcional. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |