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dc.contributor.advisorCeretta, Paulo Sergio
dc.creatorOliveira, Éverton Fraga de
dc.date.accessioned2018-03-20T12:51:40Z
dc.date.available2018-03-20T12:51:40Z
dc.date.issued2015-12-23
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12755
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, EaD, RS, 2015por
dc.descriptionTítulo alterado para: A motivação como critério para uma gestão pública de qualidadepor
dc.description.abstractThere is no doubt the important role that the public manager has acquired in recent years, in order to optimize public resources and enhance your picture servers in the search for better results and higher quality of life for these. As the server the great "raw material" for the public system to work efficiently, this article aims to identify and analyze the factors of institution that can influence the motivation and satisfaction of these servers, demonstrating by the organization, will qualify and provide welfare to its staff, making these servers deem more value to their work and the institution they represent. The study evaluated the servers in São Leopoldo, seeking to know how is your motivation and satisfaction. First, they sought, in doctrine, the important concepts to know what it means motivation and satisfaction in the workplace and how this can lead to an important management tool and change the culture of the organization. After, we applied a questionnaire with closed questions, quantitative and exploratory-descriptive, 310 career employees, crowded at the Municipal Administrative Center. For the interpretation of the data used to Maslow's theory and the theory of Herzberg. The results show, in general, for motivation at work, considering the relationship with colleagues, superiors and his own role as a public servant, but had some highlights of dissatisfactions, as the lack of a policy on merit, improvement and functional support.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subjectSatisfaçãopor
dc.subjectServidorespor
dc.subjectTrabalhopor
dc.subjectGestãopor
dc.subjectMotivationeng
dc.subjectSatisfactioneng
dc.subjectServerseng
dc.subjectWorkeng
dc.subjectManagementeng
dc.titleEstudo sobre como fatores motivacionais e de satisfação podem levar à qualificação do serviço público e ao bem-estar dos funcionários da Prefeitura de São Leopoldopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapucaia do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Pública Municipal, EaDpor
dc.description.resumoÉ indiscutível o importante papel que o gestor público vem adquirindo nos últimos anos, com a finalidade de otimizar os recursos públicos e valorizar seu quadro de servidores, na busca de melhores resultados e maior qualidade de vida para estes. Sendo o servidor a grande “matéria-prima” para que a máquina pública funcione de forma eficiente, este artigo tem o objetivo de identificar e analisar quais os fatores da instituição que podem influenciar a motivação e a satisfação destes servidores, demonstrando, por parte da organização, a vontade de qualificar e oferecer o bem-estar ao seu quadro de pessoal, fazendo com que estes servidores deem mais valor aos seus trabalhos e à instituição que representam. O estudo avaliou os servidores do município de São Leopoldo, procurando saber como está a sua motivação e satisfação. Primeiramente, buscaram-se, na doutrina, os conceitos importantes para saber o que significa motivação e satisfação no ambiente de trabalho e de que forma isso pode levar a ser uma importante ferramenta de gestão e de mudança na cultura da organização. Após, foi aplicado um questionário com perguntas fechadas, de caráter quantitativo e exploratório-descritivo, para 310 servidores de carreira, lotados no Centro Administrativo Municipal. Para a interpretação dos dados, usaram-se a Teoria de Maslow e a Teoria de Herzberg. Os resultados apontam, de modo geral, para uma motivação no trabalho, considerando a relação com colegas, chefias e a própria atuação como servidor público, mas tiveram alguns destaques de insatisfações, como a falta de uma política por merecimento, aperfeiçoamento e amparo funcional.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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