Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorVeiga, Adriana Moreira da Rocha
dc.creatorFavarin, Edenise do Amaral
dc.date.accessioned2018-03-20T15:23:54Z
dc.date.available2018-03-20T15:23:54Z
dc.date.issued2014-11-06
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12766
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2014.por
dc.description.abstractThis monographic work had as central theme the [trans]formation of the pedagogue/advisor to an educational management under the perspective of innovation. The general objective was to analyze the conceptions of the educational management that were in between the Political and Pedagogical Project of the Pedagogy Course (PPP) in the attendance form, diurnal, from Federal University of Santa Maria (UFSM), getting closer/farther from the idea of education in the digital culture. Specifically, we had the following objectives: a) Comprehending the emphasis given to the formation of the pedagogue/advisor in the public politics of teaching formation; b) Analyzing the importance given from the public politics of education, specifically in teaching formation, to the processes that were self[trans]formative of the pedagogue/advisor in the digital culture; c) Identifying what are the concepts of educational management that predominate the Political and Pedagogical Project of the Pedagogy Course (PPP) of the Graduation Course of Pedagogy, in the attendance form, diurnal, from UFS, and what are the relations that they establish with the digital culture. The methodological process evolved the bibliographical research based in the directives to the reading, analysis and interpretation of texts proposed by Severino (2007) and the analysis of legal documents founded in the perspective of Chizzotti (2010). The conceptual and theoretical definition was built from the following concepts: Pedagogy Course, educational management, political and pedagogical project, teaching formation and digital culture in tune with the presuppositions of Freire. The Political and Pedagogical Project of the Pedagogy Course (PPP) was in accordance with the legal documents analyzed, however, it was inferred that the PPP considered digital literacy as a curriculum reference in the future of the educator/adviser, it demonstrated detachment of the cultural reference in the new generation, it was an important aspect highlighted in the DCN for the School of Education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPedagogiapor
dc.subjectGestão educacional inovadorapor
dc.subjectPPP (Projeto político-pedagógico)por
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectCultura digitalpor
dc.subjectPedagogyeng
dc.subjectInnovative educational managementeng
dc.subjectPolitical and pedagogical projecteng
dc.subjectTeaching formationeng
dc.subjectDigital cultureeng
dc.title[Trans]formação do pedagogo/gestor para uma gestão educacional inovadorapor
dc.title.alternative[Trans]formation of the pedagogue/advisor to an innovative educational managementeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEste trabalho monográfico tem como temática central a [trans]formação do pedagogo/gestor para uma gestão educacional sob a perspectiva da inovação. O objetivo geral é analisar as concepções de gestão educacional que permeiam o Projeto Político Pedagógico (PPP) de Licenciatura em Pedagogia Diurno Presencial da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e como estas aproximam-se/distanciam-se da ideia de educação na cultura digital. Especificamente, temos os seguintes objetivos: a) compreender a ênfase dada à formação do pedagogo/gestor nas políticas públicas de formação de professores; b) analisar a importância dada pelas políticas públicas de educação, específicas a formação de professores, aos processos auto[trans]formativos do pedagogo/gestor na cultura digital; c) identificar quais concepções de gestão educacional predominam no PPP do Curso de Licenciatura em Pedagogia Diurno Presencial da UFSM e que relações estabelecem com a cultura digital. O processo metodológico envolveu a pesquisa bibliográfica baseada nas diretrizes para a leitura, análise e interpretação de textos proposta por Severino (2007) e a análise de documentos legais fundamentada na perspectiva de Chizzotti (2010). A definição teórico-conceitual foi construída a partir dos conceitos: Curso de Pedagogia, gestão educacional, projeto político pedagógico, formação de professores e cultura digital em sintonia com os pressupostos freirianos. O PPP do Curso está em consonância com os documentos legais analisados, contudo, inferimos que pelo fato do referido PPP considerar minimamente a cultura digital como referência curricular na formação do futuro pedagogo/gestor, demonstra distanciamento da referência cultural das novas gerações, sendo esta um aspecto importante destacado nas DCN para o Curso de Pedagogia.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

Mostrar el registro sencillo del ítem

Acesso Aberto
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Acesso Aberto

O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.