dc.contributor.advisor | Maraschin, Mariglei Severo | |
dc.creator | Brum, Thagia Quevedo | |
dc.date.accessioned | 2016-02-25T14:49:09Z | |
dc.date.available | 2016-02-25T14:49:09Z | |
dc.date.issued | 2009-08-08 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1276 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | In the city of Passo Fundo, there is a project of continuing education for
teachers of the municipal system of education. It aims to ensure and promote areas
of study for the professional development of teachers who take part the municipal
system of education,adressing the link between theory and practice, where teachers
are subject to the educational process, seeking the construction of new knowledge
based on the relationship between the accumulated knowledge and the experiences
of everyday school life. With the objective of verifying the methodologies used in the
continuing education in service in Passo Fundo Municipal Schools that approached
the theme Inclusive Education in the year of 2008 and to know the managers' vision
in the formation, interviews were accomplished with the managers of seven schools
of the municipal district. Through the structured interview, it´s tried to understand
how it happened the formation, to verify the used time, to verify the used
methodologies and to verify which obtained satisfactory results. And it was concluded
that most of the managers prepared the continuing education in agreement with the
interests of the school, using methodologies of easy execution. The schools that
organized the formation intending the teachers' preparation for the inclusion, used
the mixture of several methodologies as: text, video and lecturers. The evaluation
done by those managers is that the formation on the theme inclusive education
allows the teachers the knowledge about the subject and the acceptance that this is
the reality of the schools, but none of the managers claim that the teachers are
prepared to work the inclusion. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Formação continuada | por |
dc.subject | Educação inclusiva | por |
dc.title | Formação continuada sobre o tema educação inclusiva – perspectiva dos gestores | por |
dc.title.alternative | Continuing education on the subject of inclusive education - managers’ perspective | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Tio Hugo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Centro de Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | No município de Passo Fundo, há um projeto de formação continuada para os
professores da rede municipal de ensino. Ele visa garantir e promover espaços de
estudos para o desenvolvimento profissional dos professores que compõem o
sistema municipal de ensino, contemplando a articulação entre teoria e prática, onde
os professores sejam sujeitos do processo educativo, buscando a construção de
novos saberes com base na relação entre os conhecimentos acumulados e as
experiências do cotidiano escolar. Com o objetivo de verificar as metodologias
utilizadas na formação continuada em serviço nas Escolas Municipais de Passo
Fundo que abordaram o tema Educação Inclusiva no ano de 2008 e conhecer a
visão dos gestores na formação, foram realizadas entrevistas com os gestores de
sete escolas do município. Através da entrevista estruturada, procurou-se
compreender como ocorreu a formação, verificar o tempo utilizado, constatar as
metodologias utilizadas e verificar quais obtiveram resultados satisfatórios. E
concluiu-se que a maioria dos gestores prepararam a formação continuada de
acordo com os interesses da escola, usando metodologias de fácil execução. As
escolas que organizaram a formação pretendendo a preparação dos professores
para a inclusão, utilizaram a mistura de várias metodologias como: texto, vídeo e
palestrantes. A avaliação feita por esses gestores é que a formação sobre o tema
educação inclusiva permite aos professores o conhecimento sobre o assunto e a
aceitação de que essa é a realidade das escolas, mas nenhum dos gestores afirma
que os professores estão preparados para trabalhar a inclusão. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |