Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCopetti, Fernando
dc.creatorSilva, Sabrine Damian da
dc.date.accessioned2018-03-21T15:03:36Z
dc.date.available2018-03-21T15:03:36Z
dc.date.issued2013-08-14
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12775
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Atividade Física, Desempenho Motor e Saúde, RS, 2013.por
dc.description.abstractObjective: verify the relationship between the actual performance of children and perceived by parents. Material and methods: a descriptive study was conducted with 19 children and their parents or guardians, belonging to six private schools and daycare centers in the central city of Santa Maria - RS. To evaluate the motor development of children was the instrument used Scales2 Peabody Developmental Motor (PDMS-2) and to verify the parents' perception in relation to motor development of their children was interviewed, structured from the instrument Peabody Developmental Motor Scales2 (PDMS-2). Results: Statistically significant difference between the mean, real and perceived, for fine motor skills, thick and full, as well as for the subtest postural and visuo-motor integration. According to the scale of the PDMS-2 parents realize children beyond what they performed only for the subtest of visual-motor integration and fine motor skills and overall.eng
dc.description.abstractObjetivo: investigar la relación entre el rendimiento real de los niños y el percibido de los padres. Material y métodos: estudio descriptivo se llevó a cabo con 19 niños y sus padres o tutores, pertenecientes a seis escuelas y guarderías privadas de la región centro de la ciudad de Santa Maria - RS. Para evaluar el desarrollo motor de los niños fue utilizado el instrumento Peabody Developmental Motor Scales2 (PDMS-2) y para verificar la percepción de los padres en relación con el desarrollo motor de los niños se realizó una entrevista, estructurada desde el instrumento Peabody Developmental Motor Scales2 (PDMS-2). Resultados: estadísticamente hubo diferencia entre las médias de los puestos, real y percibida, para las capacidades de la motricidad fina, gruesa y completa, así como para el subtest postural y visuo-motor. De acuerdo con la escala de lo PDMS-2 los padres percebem los niños más allá de lo que ellos realizan sólo para el subtest de la integración visual-motora y las habilidades motoras finas y generales.spa
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectHabilidades motoraspor
dc.subjectDesenvolvimento infantilpor
dc.subjectCrianças pré-escolarespor
dc.subjectPercepçãopor
dc.subjectDesarrollo infantilspa
dc.subjectNiños en edad preescolarspa
dc.subjectPercepciónspa
dc.subjectChild developmenteng
dc.subjectMotor skillseng
dc.subjectPre-school childreneng
dc.subjectPerceptioneng
dc.titleDesenvolvimento motor de crianças: relação entre desempenho real e o percebido dos paispor
dc.title.alternativeMotor development of children: relation between actual performance and perceived parentaleng
dc.title.alternativeDesarrollo motor de los niños: relación entre la ejecución real y percibida parentalspa
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationAtividade Física, Desempenho Motor e Saúdepor
dc.description.resumoObjetivo: verificar a relação entre o desempenho real das crianças e o percebido pelos pais. Material e métodos: estudo descritivo, realizado com 19 crianças e seus respectivos pais ou responsáveis, pertencentes a seis escolas e creches particulares da região centro da cidade de Santa Maria – RS. Para avaliar o desenvolvimento motor das crianças foi utilizado o instrumento Peabody Developmental Motor Scales2 (PDMS-2) e para verificar a percepção dos pais em relação ao desenvolvimento motor de seus filhos foi realizada uma entrevista, estruturada a partir do instrumento Peabody Developmental Motor Scales2 (PDMS-2). Resultados: estatisticamente houve diferença entre as médias dos postos, real e percebida, para as capacidades motoras fina, grossa e total, assim como para o subteste postural e de integração visuo-motora. De acordo com a escala do PDMS-2 os pais percebem as crianças além do que elas executaram apenas para o subteste de integração visuo-motora e para as capacidades motoras fina e total.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto