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dc.contributor.advisorFurquim, Alexandra Silva dos Santos
dc.creatorSilva, Alexandra Rosa
dc.date.accessioned2018-04-04T14:22:53Z
dc.date.available2018-04-04T14:22:53Z
dc.date.issued2014-11-28
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12863
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014.por
dc.description.abstractThe Early Childhood Education gained visibility and a significant change in the lives of many families, giving a different look to their management, because today we can no longer think of kindergarten as a place just to care for and play with the kids. Thus, we direct our gaze to Proinfância which began its activities in 2013 in the municipality of São Pedro do Sul/RS, seeking to understand the development of their Political Pedagogical Project process to meet the educational and social demands that schools will embrace, in particular, understanding the look of managers and teachers in developing this proposal from the following research problem: How effective was the construction of the Political Pedagogical Project Proinfância in São Pedro do Sul / RS? This study was guided by a qualitative approach (TRIVIÑOS, 1987), case study type. The subjects were two teachers working in kindergarten, the school principal, as well as the Secretary of Education and the Pedagogical Coordinator of the Secretary of Education of São Pedro do Sul. The data were collected through a questionnaire and their analysis performed from the content analysis (Bardin, 1977). We identify two categories that permeated all testimonies of the teachers: the PPP as a guide to pedagogical school and early childhood education as an area of the child. We realize that in addition to qualified professionals, this must be one that the east and that will give a new practical ways for Political Pedagogical Project. For both, their management is done through technical and human competencies, to mobilize the construction and execution to transform the school environment in space emancipatory innovation, making the subjects involved accomplices of a proposal for a quality education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectPPP (Projeto político-pedagógico)por
dc.subjectGestão escolar democráticapor
dc.titleO proinfância no município de São Pedro do Sul/RS: reflexões sobre o projeto político pedagógicopor
dc.title.alternativeThe proinfância the municipality of São Pedro Sul/RS: reflection on the draft policy educationaleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA Educação Infantil ganhou visibilidade e um espaço significativo na vida de muitas famílias, propiciando um olhar diferenciado para sua gestão, pois hoje não podemos mais pensar na escola infantil como um local, apenas, para cuidar e brincar com as crianças. Desta forma, lançamos nosso olhar para o Proinfância que teve inicio das suas atividades em 2013 no município de São Pedro do Sul/RS, buscando compreender o processo de elaboração do seu Projeto Político Pedagógico para atender as demandas educacionais e sociais que a escola vai abarcar, em especial, compreender o olhar de gestores e professores na construção dessa proposta a partir do seguinte problema de pesquisa: Como foi efetivada a construção do Projeto Político Pedagógico do Proinfância em São Pedro do Sul/RS? Este estudo foi guiado por uma abordagem qualitativa (TRIVIÑOS, 1987), do tipo estudo de caso. Os sujeitos desta pesquisa foram duas professoras que atuam na Educação Infantil, a diretora da escola, bem como, a Secretária de Educação e a Coordenadora Pedagógica da Secretaria de Educação de São Pedro do Sul. Os dados foram coletados por meio de um questionário e sua analise realizada a partir da análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Identificamos duas categorias que permearam todas as falas das professoras: o Projeto Político Pedagógico como norteador do fazer pedagógico na escola e a Educação Infantil como um espaço da criança. Percebemos que além de profissionais qualificados, esta deve ter um Projeto Político Pedagógico que a oriente e que lhe indique caminhos para uma nova prática. Para tanto, sua gestão se faz através de competências técnicas e humanas, que mobilizem a construção e a efetivação para transformar o ambiente escolar em espaço de inovação emancipatória, tornando os sujeitos envolvidos cúmplices de uma proposta de educação de qualidade.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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