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dc.contributor.advisorFontana, Hugo Antonio
dc.creatorFerreira, Marinês Verônica
dc.date.accessioned2018-04-05T10:55:17Z
dc.date.available2018-04-05T10:55:17Z
dc.date.issued2014-11-29
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12874
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014.por
dc.description.abstractThe study was developed in order to answer the following research problem: "As the directors of two schools in the city of Santa Maria (RS), have gestated their institutions with a view to job satisfaction of its faculty? Such attitudes have influenced the teaching? ". Therefore, we performed a descriptive case study of qualitative character. The analysis of the research unit consists of 2 directors and 8 teachers from two public schools in Santa Maria - RS. For data collection a structured interview half applied was used the principals and teachers a questionnaire was applied. Regarding the management of schools with a view to job satisfaction was possible to see the commitment and concern of the directors because they are aware of how important for the function of the performance of professional satisfaction. However, few conditions are taken for the performance of their duties due to lack of working conditions. Teachers demonstrated realize the effort and involvement of the directors to contribute in teaching. As for job satisfaction it was revealed serious problems that lead to increased job dissatisfaction and the loss of teaching activities due to health problems, the majority of these problems caused by the non-implementation of public policies that ensure server quality of life.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectSatisfação profissionalpor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectPapel do diretorpor
dc.subjectProfessional satisfactioneng
dc.subjectTeacherseng
dc.subjectDirectorseng
dc.subjectManagementeng
dc.titleA gestão de instituições de ensino com vistas à satisfação profissional dos docentes: reflexões a partir do olhar de seus diretorespor
dc.title.alternativeManagement of educational institutions with views to the satisfaction of professional teaching: reflections from the look of its directorseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sobradinho, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO estudo foi desenvolvido com o intuito de responder o seguinte problema de pesquisa: “Como os diretores de duas instituições de ensino do Município de Santa Maria (RS), têm gestado suas instituições com vistas à satisfação profissional do seu quadro docente? Tais posturas têm influenciado no trabalho docente?”. Para tanto, realizou-se um estudo de caso descritivo de caráter qualitativo. A unidade de análise da pesquisa é composta por 2 diretoras e 8 docentes de duas escolas municipais da cidade de Santa Maria – RS. Para coleta dos dados utilizou-se uma entrevista semi estruturada aplicada as diretoras e com os professores foi aplicado um questionário. Com relação a gestão das escolas com vistas a satisfação profissional foi possível perceber o empenho e preocupação das diretoras pois as mesmas tem conhecimento de quão importante para o desempenho da função a satisfação do profissional. Entretanto, poucas condições são tidas para o desempenho das suas funções, devido à falta de condições de trabalho. Os professores demonstraram perceber o esforço e envolvimento das diretoras em contribuir no trabalho docente. Quanto à satisfação profissional foi possível perceber graves problemas que levam ao aumento da insatisfação profissional e ao afastamento das atividades docentes devido a problemas de saúde, na sua maioria, problemas esses causados pela não implementação de políticas públicas que garantam a qualidade de vida do servidor.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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Acesso Aberto
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