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A gestão de instituições de ensino com vistas à satisfação profissional dos docentes: reflexões a partir do olhar de seus diretores
dc.contributor.advisor | Fontana, Hugo Antonio | |
dc.creator | Ferreira, Marinês Verônica | |
dc.date.accessioned | 2018-04-05T10:55:17Z | |
dc.date.available | 2018-04-05T10:55:17Z | |
dc.date.issued | 2014-11-29 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12874 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014. | por |
dc.description.abstract | The study was developed in order to answer the following research problem: "As the directors of two schools in the city of Santa Maria (RS), have gestated their institutions with a view to job satisfaction of its faculty? Such attitudes have influenced the teaching? ". Therefore, we performed a descriptive case study of qualitative character. The analysis of the research unit consists of 2 directors and 8 teachers from two public schools in Santa Maria - RS. For data collection a structured interview half applied was used the principals and teachers a questionnaire was applied. Regarding the management of schools with a view to job satisfaction was possible to see the commitment and concern of the directors because they are aware of how important for the function of the performance of professional satisfaction. However, few conditions are taken for the performance of their duties due to lack of working conditions. Teachers demonstrated realize the effort and involvement of the directors to contribute in teaching. As for job satisfaction it was revealed serious problems that lead to increased job dissatisfaction and the loss of teaching activities due to health problems, the majority of these problems caused by the non-implementation of public policies that ensure server quality of life. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Satisfação profissional | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Papel do diretor | por |
dc.subject | Professional satisfaction | eng |
dc.subject | Teachers | eng |
dc.subject | Directors | eng |
dc.subject | Management | eng |
dc.title | A gestão de instituições de ensino com vistas à satisfação profissional dos docentes: reflexões a partir do olhar de seus diretores | por |
dc.title.alternative | Management of educational institutions with views to the satisfaction of professional teaching: reflections from the look of its directors | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sobradinho, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O estudo foi desenvolvido com o intuito de responder o seguinte problema de pesquisa: “Como os diretores de duas instituições de ensino do Município de Santa Maria (RS), têm gestado suas instituições com vistas à satisfação profissional do seu quadro docente? Tais posturas têm influenciado no trabalho docente?”. Para tanto, realizou-se um estudo de caso descritivo de caráter qualitativo. A unidade de análise da pesquisa é composta por 2 diretoras e 8 docentes de duas escolas municipais da cidade de Santa Maria – RS. Para coleta dos dados utilizou-se uma entrevista semi estruturada aplicada as diretoras e com os professores foi aplicado um questionário. Com relação a gestão das escolas com vistas a satisfação profissional foi possível perceber o empenho e preocupação das diretoras pois as mesmas tem conhecimento de quão importante para o desempenho da função a satisfação do profissional. Entretanto, poucas condições são tidas para o desempenho das suas funções, devido à falta de condições de trabalho. Os professores demonstraram perceber o esforço e envolvimento das diretoras em contribuir no trabalho docente. Quanto à satisfação profissional foi possível perceber graves problemas que levam ao aumento da insatisfação profissional e ao afastamento das atividades docentes devido a problemas de saúde, na sua maioria, problemas esses causados pela não implementação de políticas públicas que garantam a qualidade de vida do servidor. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |
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Gestão Educacional - EaD [950]
Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD