dc.contributor.advisor | Maraschin, Mariglei Severo | |
dc.creator | Silva, Regina da | |
dc.date.accessioned | 2018-04-09T14:26:42Z | |
dc.date.available | 2018-04-09T14:26:42Z | |
dc.date.issued | 2014-12-06 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12896 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014. | por |
dc.description | Título alterado para: Planejamento educacional participativo em uma escola de educação infantil: princípio da gestão democrática | por |
dc.description.abstract | The theme Participatory Planning School in a school of early childhood education, and as a principle the democratic administration, is based on democratic principles, with the participation of the whole school community, in all moments of the institution's decisions.With main objective to provide an understanding about the importance of a school management based on democratic principles, relying on authors like Freire, Libâneo, Azanha, Valli among others. The monograph presents the case study as a research mode, showing not be an easy task characterize it, with a view especially their different approaches and applications. To this end it is essential to recognize the importance and complexity of studies in the field of Democratic Educational Management, guiding the school actions. To build a quality school the school team must have the commitment to jointly plan, provide, create reinvent, seek alternatives that contribute to the formation of subjects able to intervene positively in the society in which they live, integrating the planning school and society. Thus, through this research, with elaboration of questionnaires and participation of school and school community demonstrates that participatory school planning is fundamental for the construction of a quality school based on democracy. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Planejamento | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | School | eng |
dc.subject | Planning | eng |
dc.subject | Democratic management | eng |
dc.title | Planejamento educacional participativo tendo como princípio a gestão democrática | por |
dc.title.alternative | Participatory educational planning: taking as democratic management principle | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Tio Hugo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O tema Planejamento Escolar Participativo em uma escola de Educação Infantil, tendo como princípio a Gestão Democrática, está baseado em princípios democráticos, com a participação de toda a comunidade escolar, em todos os momentos de decisões da instituição.Com objetivo principal de proporcionar uma compreensão sobre a importância de uma gestão escolar pautada em princípios democráticos, baseando-se em autores como Freire, Libâneo, Azanha, Veiga entre outros. A monografia apresenta o estudo de caso como modalidade de pesquisa, mostrando não ser uma tarefa fácil caracterizá-lo, tendo em vista principalmente suas diferentes abordagens e aplicações. Para tanto é imprescindível reconhecer a relevância e a complexidade de estudos no campo da gestão Educacional Democrática, que norteiam as ações escolares. Para que se construa uma escola de qualidade a equipe escolar precisa ter o compromisso de planejar conjuntamente, propiciar, criar reinventar, buscar alternativas que contribuam para a formação de sujeitos capazes de intervirem positivamente na sociedade em que vivem, integrando no planejamento a escola e a sociedade. Sendo assim, através dessa pesquisa, com elaboração de questionários e participação da escola e comunidade escolar demonstra-se que o planejamento escolar participativo é fundamental para a construção de uma escola de qualidade pautada na democracia. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |