Show simple item record

dc.contributor.advisorMaraschin, Mariglei Severo
dc.creatorSilva, Regina da
dc.date.accessioned2018-04-09T14:26:42Z
dc.date.available2018-04-09T14:26:42Z
dc.date.issued2014-12-06
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12896
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014.por
dc.descriptionTítulo alterado para: Planejamento educacional participativo em uma escola de educação infantil: princípio da gestão democráticapor
dc.description.abstractThe theme Participatory Planning School in a school of early childhood education, and as a principle the democratic administration, is based on democratic principles, with the participation of the whole school community, in all moments of the institution's decisions.With main objective to provide an understanding about the importance of a school management based on democratic principles, relying on authors like Freire, Libâneo, Azanha, Valli among others. The monograph presents the case study as a research mode, showing not be an easy task characterize it, with a view especially their different approaches and applications. To this end it is essential to recognize the importance and complexity of studies in the field of Democratic Educational Management, guiding the school actions. To build a quality school the school team must have the commitment to jointly plan, provide, create reinvent, seek alternatives that contribute to the formation of subjects able to intervene positively in the society in which they live, integrating the planning school and society. Thus, through this research, with elaboration of questionnaires and participation of school and school community demonstrates that participatory school planning is fundamental for the construction of a quality school based on democracy.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEscolapor
dc.subjectPlanejamentopor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectSchooleng
dc.subjectPlanningeng
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.titlePlanejamento educacional participativo tendo como princípio a gestão democráticapor
dc.title.alternativeParticipatory educational planning: taking as democratic management principleeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Tio Hugo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO tema Planejamento Escolar Participativo em uma escola de Educação Infantil, tendo como princípio a Gestão Democrática, está baseado em princípios democráticos, com a participação de toda a comunidade escolar, em todos os momentos de decisões da instituição.Com objetivo principal de proporcionar uma compreensão sobre a importância de uma gestão escolar pautada em princípios democráticos, baseando-se em autores como Freire, Libâneo, Azanha, Veiga entre outros. A monografia apresenta o estudo de caso como modalidade de pesquisa, mostrando não ser uma tarefa fácil caracterizá-lo, tendo em vista principalmente suas diferentes abordagens e aplicações. Para tanto é imprescindível reconhecer a relevância e a complexidade de estudos no campo da gestão Educacional Democrática, que norteiam as ações escolares. Para que se construa uma escola de qualidade a equipe escolar precisa ter o compromisso de planejar conjuntamente, propiciar, criar reinventar, buscar alternativas que contribuam para a formação de sujeitos capazes de intervirem positivamente na sociedade em que vivem, integrando no planejamento a escola e a sociedade. Sendo assim, através dessa pesquisa, com elaboração de questionários e participação da escola e comunidade escolar demonstra-se que o planejamento escolar participativo é fundamental para a construção de uma escola de qualidade pautada na democracia.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Show simple item record

Acesso Aberto
Except where otherwise noted, this item's license is described as Acesso Aberto

O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.