dc.contributor.advisor | Pereira, Sueli Menezes | |
dc.creator | Nunes, Atria Luzia | |
dc.date.accessioned | 2018-04-17T15:08:22Z | |
dc.date.available | 2018-04-17T15:08:22Z | |
dc.date.issued | 2006 | |
dc.date.submitted | 2006 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12996 | |
dc.description | Monografia (especializacao) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação num Enfoque Globalizador, RS, 2006. | por |
dc.description.abstract | The present work is constituted of a bibliographical research that intends to
look for information on the facts related to the primary education in Brazil in the First
Republic. Tends in view the social and political organization of the country, whose
characteristic identified a republic of independent states in a moment of passage of
an agrarian-commercial society for urban-industrial, the objective of the referred
research is to verify the contribution of the elementary school for the construction of
the Brazilian nationality, tends about central point the eradication of the illiteracy in
Brasil and the contribution of the educational politics of States for the development of
the country. It is looked for, to verify the importance of the elementary school in the
sense of breaking the dogmas of an education returned to the elites, favoring an
including thought, making possible the access of all to the learned world. The results
of the analysis bring, through the educational reforms of States and of the nationalist
perspective of the period, an estrangement of the fundamental road to try to reduce
the illiterates' index in the country, including the people in an equalitarian way in the
citizenship beginnings before the society, tends in the Federal Constitution of 1891,
one of the great fetter for these purposes, sees the centralization of resources in the
Federal Government and the priority of these for the medium and superior teaching. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação primária | por |
dc.subject | Primeira república | por |
dc.subject | Nacionalismo | por |
dc.subject | Primary education | eng |
dc.subject | First republic | eng |
dc.subject | Nationalism | eng |
dc.title | A educação primária na Primeira República | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação num Enfoque Globalizador | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho constitui-se de uma pesquisa bibliográfica que se propõe
a buscar informações sobre os fatos relacionados à educação primária no Brasil na
Primeira República. Tendo em vista a organização social e política do país, cuja
característica identificava uma república de estados independentes num momento
de passagem de uma sociedade agrário-comercial para urbano-industrial, o objetivo
da referida pesquisa é verificar a contribuição da escola primária para a construção
da nacionalidade brasileira, tendo como ponto central a erradicação do
analfabetismo no Brasil e a contribuição das políticas educacionais dos Estados para
o desenvolvimento do país. Busca-se, verificar a importância da escola primária no
sentido de romper os dogmas de uma educação voltada às elites, favorecendo um
pensamento mais abrangente, possibilitando o acesso de todos ao mundo letrado.
Os resultados da análise trazem, através das reformas educacionais dos Estados e
da perspectiva nacionalista do período, um distanciamento do caminho fundamental
para tentar diminuir o índice de analfabetos no país, incluindo o povo de uma forma
igualitária nos princípios de cidadania perante a sociedade, tendo na Constituição
Federal de 1891, um dos grandes entraves para estes propósitos, visto a
centralização de recursos no Governo Federal e a priorização destes para o ensino
médio e superior. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |