Mostrar el registro sencillo del ítem
O ensino da história na perspectiva dos alunos e dos professores: um enfoque baseado nos PCNs de ensino fundamental
dc.contributor.advisor | Maraschin, Mariglei Severo | |
dc.creator | Nath, Zélio Luiz | |
dc.date.accessioned | 2018-04-24T15:20:09Z | |
dc.date.available | 2018-04-24T15:20:09Z | |
dc.date.issued | 2010-09-18 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13052 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | This essay presents the results of a research which had as a main goal to investigate if the way that the subject of history has been taught is according to the National Curricular Parameters (PCNs) that prescribe as skills and competences to be developed during the secondary school. Furthermore, the action-research method guided the present work, realized in a school called “Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Terezinha”, in the city of Constantina, Rio Grande do Sul. Firstly, the school, the classes and the teachers were contextualized, by means of analysis of the Internal Regulation, as well as an in loco observation. Secondly, a questionnaire was applied to the belonging students who were part of the two classes from the 8th grade of the reported school, apart from a guide of questions to their respective teachers. The collected data were inspected based in the discussion accomplished in the theoretical substantiation, in consonance with the PCNs of History to the secondary school. Moreover, it was told that, at least according to the researched people, the subject of History has not obtained, in a satisfactory way, the competences and skills that the PCNs believe to be the best way to teach the students at this level, giving evidence to the necessity of having a change in the course of study and also in the methodology adopted by the school to reverse the verified research. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ensino | por |
dc.subject | História | por |
dc.subject | Parâmetros curriculares nacionais | por |
dc.subject | Práticas pedagógicas | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | History | eng |
dc.subject | National curricular parameters | eng |
dc.subject | Capacities | eng |
dc.subject | Abilities | eng |
dc.subject | Educational practices | eng |
dc.subject | School management | eng |
dc.title | O ensino da história na perspectiva dos alunos e dos professores: um enfoque baseado nos PCNs de ensino fundamental | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Esta monografia apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou investigar se a maneira como a disciplina de história vem sendo ensinada contempla o que os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) prescrevem como habilidades e competências a serem desenvolvidas no ensino fundamental. Para tanto, o método da pesquisa-ação orientou o presente estudo, realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Terezinha, em Constantina, RS. Em um primeiro momento, contextualizou-se a escola, as turmas e os professores pesquisados, por meio da análise do Regimento escolar, bem como de observação in loco. Em seguida, aplicou-se um questionário aos alunos pertencentes às duas turmas de 8ª série da referida escola, além de um roteiro de questões aos seus respectivos professores. Os dados coletados foram interpretados com base na discussão feita na fundamentação teórica, em consonância com os PCNs de história para o ensino fundamental. Ao longo do estudo, ficou evidenciado que, ao menos de acordo com os sujeitos pesquisados, o ensino de história não tem conseguido contemplar, de forma satisfatória, as competências e habilidades que os PCNs preveem para esse nível, evidenciando a necessidade de uma mudança no currículo e na metodologia adotada pela escola para reverter o quadro verificado. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
Gestão Educacional - EaD [950]
Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD