Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorMaraschin, Mariglei Severo
dc.creatorNath, Zélio Luiz
dc.date.accessioned2018-04-24T15:20:09Z
dc.date.available2018-04-24T15:20:09Z
dc.date.issued2010-09-18
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13052
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThis essay presents the results of a research which had as a main goal to investigate if the way that the subject of history has been taught is according to the National Curricular Parameters (PCNs) that prescribe as skills and competences to be developed during the secondary school. Furthermore, the action-research method guided the present work, realized in a school called “Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Terezinha”, in the city of Constantina, Rio Grande do Sul. Firstly, the school, the classes and the teachers were contextualized, by means of analysis of the Internal Regulation, as well as an in loco observation. Secondly, a questionnaire was applied to the belonging students who were part of the two classes from the 8th grade of the reported school, apart from a guide of questions to their respective teachers. The collected data were inspected based in the discussion accomplished in the theoretical substantiation, in consonance with the PCNs of History to the secondary school. Moreover, it was told that, at least according to the researched people, the subject of History has not obtained, in a satisfactory way, the competences and skills that the PCNs believe to be the best way to teach the students at this level, giving evidence to the necessity of having a change in the course of study and also in the methodology adopted by the school to reverse the verified research.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectHistóriapor
dc.subjectParâmetros curriculares nacionaispor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectHistoryeng
dc.subjectNational curricular parameterseng
dc.subjectCapacitieseng
dc.subjectAbilitieseng
dc.subjectEducational practiceseng
dc.subjectSchool managementeng
dc.titleO ensino da história na perspectiva dos alunos e dos professores: um enfoque baseado nos PCNs de ensino fundamentalpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEsta monografia apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou investigar se a maneira como a disciplina de história vem sendo ensinada contempla o que os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) prescrevem como habilidades e competências a serem desenvolvidas no ensino fundamental. Para tanto, o método da pesquisa-ação orientou o presente estudo, realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Terezinha, em Constantina, RS. Em um primeiro momento, contextualizou-se a escola, as turmas e os professores pesquisados, por meio da análise do Regimento escolar, bem como de observação in loco. Em seguida, aplicou-se um questionário aos alunos pertencentes às duas turmas de 8ª série da referida escola, além de um roteiro de questões aos seus respectivos professores. Os dados coletados foram interpretados com base na discussão feita na fundamentação teórica, em consonância com os PCNs de história para o ensino fundamental. Ao longo do estudo, ficou evidenciado que, ao menos de acordo com os sujeitos pesquisados, o ensino de história não tem conseguido contemplar, de forma satisfatória, as competências e habilidades que os PCNs preveem para esse nível, evidenciando a necessidade de uma mudança no currículo e na metodologia adotada pela escola para reverter o quadro verificado.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar el registro sencillo del ítem

Acesso Aberto
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Acesso Aberto

O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.