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dc.contributor.advisorLudwig, Cristiane
dc.creatorOliveira, Maria Denise Cataneo de
dc.date.accessioned2018-05-04T14:05:46Z
dc.date.available2018-05-04T14:05:46Z
dc.date.issued2011-09-16
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13105
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis monograph has focused on the change of educational administration to school management in an Elementary School in the Metropolitan region of Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil – implemented by School Principals, Pedagogic Coordinators and Educational Leaders. Aiming to achieve the purpose of the present research, interviews have been carried out with both directive and pedagogic teams. For that, the investigation has analyzed the understanding of the subjects about the purpose of changes in the school administration system to school management. The comprehensive analysis of the theme was sought support in theoretical intakes between the main authors analyzed: Ferreira (2004), Libâneo (2009), Lück (2006 e 2007), Paro (2003 e 2007), Sanches (2005) and Santos (2005). Based on both the considerations derived from the theoretical references investigated and the analysis of the semi- structured interviews made with six subjects, it became evident that the participant professionals of the research recognize the proposal of democratic, school management repositions in a new profile on the exercise of its practice. In this case, the Principal, the Pedagogic Support and the Coordination Sectors do recognize such practice and its specific functions, and the rational that permeates its practice is now a different one, in other words, it is no more grounded in an authoritarian, burocratic, isolated, centralized position. On the contrary, their initiatives are now guided by a participatory, democratic, decentralized rational, in an attempt to evolve the school’s community in a collective, horizontal, interactive and formative work, so as to be inserted within the democratic principles, at last.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDiretorpor
dc.subjectCoordenador pedagógicopor
dc.subjectOrientador educacionalpor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.titleAdministrador ou gestor: uma questão em debatepor
dc.title.alternativeAdministrator or manager: a debateeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapucaia do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA presente monografia busca refletir sobre as relações entre a gestão escolar e suas parcerias para um trabalho democrático. Nesse sentido, procura investigar em que medida está sendo incorporada - por parte do Diretor, Coordenador Pedagógico e Orientador Educacional – a proposta de mudança de administração escolar à gestão escolar em uma Escola de Ensino Fundamental da Região Metropolitana/RS. Para isso, a investigação dialoga, por intermédio da entrevista semi-estruturada, com a equipe diretiva e pedagógica, no sentido de analisar o entendimento que os sujeitos da pesquisa trazem a respeito da mudança da administração escolar para a gestão escolar. Nesse sentido, para a análise compreensiva da temática, a pesquisa apoia suas reflexões em aportes teóricos articulados à temática. Entre os principais autores analisados cita-se: Ferreira (2004), Libâneo (2009), Lück (2006 e 2007), Paro (2003 e 2007), Sanches (2005) e Santos (2005). Das reflexões dos referenciais teóricos investigados e das entrevistas realizadas entre seis sujeitos, evidencia-se que os profissionais participantes da pesquisa reconhecem que a proposta da gestão escolar democrática, reposiciona um novo perfil no exercício de sua prática. Nesse caso, o diretor, o orientador e o coordenador seguem assumindo suas funções específicas, mas a racionalidade que permeia sua prática é outra, ou seja, não mais alicerçada numa postura autoritária, burocrática, isolada, centralizadora. Ao contrário, sua ação se pauta numa racionalidade participativa, democrática, descentralizadora, na tentativa de envolver a comunidade escolar em um trabalho coletivo, horizontal, interativo e formativo, enfim, inserida nos princípios democráticos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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