Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBaptaglin, Leila Adriana
dc.creatorOliveira, Miriam Preissler de
dc.date.accessioned2018-05-07T13:58:32Z
dc.date.available2018-05-07T13:58:32Z
dc.date.issued2011-09-17
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13115
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThe inclusion has been an issue brought to light by the norms of inclusion. Therefore, the school has been transformed to receive students with special educational needs, so it is clear that teachers need to hold sufficient knowledge to meet these students. For such needs be met, there is a need for knowledge the teacher to act with the diversity found in the classroom. In this way, we studied physical education teachers who are working as teachers in system municipal public Ijuí-RS as was prepared for who could work with students with disabilities. The research was based on a case study from a questionnaire given to teachers; the results were organized into categories of analysis for better interpretation. The categories were: 1- perception and concept of inclusion, 2- training and professional preparation and 3- knowledge of the field acting. Concluded that teachers agree with the politics of inclusion, but it is challenging the lack of qualified human resources and materials, that education should prepare to work with the disabled person and need to study to meet the knowledge gaps.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectSchool inclusioneng
dc.subjectPhysical educationeng
dc.titleNecessidades educativas especiais: a percepção dos professores de Educação Física do magistério público municipal de Ijuí/RSpor
dc.title.alternativeSpecial education: perception of teachers of Physical Education teaching of municipal public Ijuí/RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA inclusão tem sido um tema posto em evidência a partir das normativas que surgem acerca de sua implementação. Diante disso, a escola tem sofrido transformações para receber os educandos com necessidades educativas especiais, assim, percebe-se necessário que os professores detenham um conhecimento suficiente para atender esses educandos. Para que tais necessidades sejam supridas, há a necessidade de que a formação acadêmica dê subsídios para que o professor atue com a diversidade que encontrará em sala de aula. Desta forma, o objetivo desta pesquisa foi estudar como a formação acadêmica dos professores de Educação Física, que estão atuando no magistério público municipal de Ijuí-RS, preparou esses profissionais para que pudessem atuar com educandos com deficiências. A pesquisa baseou-se em um estudo de caso a partir de um questionário realizado com dois professores da Rede Pública Municipal de Ijuí/RS. Os resultados foram organizados em categorias de análise para melhor interpretação. As categorias encontradas foram: 1- percepção e conceito de inclusão, 2- formação inicial e preparação profissional e, 3- conhecimento do campo de atuação. Com o estudo conclui-se que os professores concordam com a política de inclusão, porém que ela é desafiante pela falta de recursos materiais e humanos qualificados; que a formação acadêmica deveria preparar para atuar com o deficiente e que desta forma necessitam estudar para suprir as lacunas de conhecimento.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto