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dc.creatorCarré, Douglas Moisés Pinheiro
dc.date.accessioned2018-05-09T12:25:48Z
dc.date.available2018-05-09T12:25:48Z
dc.date.issued2017-03-27
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13140
dc.description.abstractThis research shows how Paul Ricoeur (1913-2005) incorporates some concepts and, above all, the spirit of freudian psychoanalysis to the hermeneutic philosophy. Ricoeur notes that there is, in Freud, a hermeneutic of suspicion that puts at risk the whole philosophy and culture that had been built and founded on the certainty of Cartesian cogito. Our author believes the passage by Freud, accepting his questions and incorporating his learning, is imperative to Philosophy and to the contemporary philosopher. However, Ricouer does not only invite us to suspicion but also invites us to hear it. The conflict between the hermeneutics of suspicion and the restoration of meaning, is the intent of our philosopher, namely: reaching a second moment of interpretation, a second innocence in and by the critics. If there is a school of suspicion, there is also of confidence, belief and faith. Freud, Nietzsche and Marx lead Ricoeur to suspicion, however it goes beyond, because he wants to see emerge a post-critical faith able to comprehend the questions, above all, Freudianism, allowing them to question the point of reducing the masks and the illusions of consciousness so that the sense comes. The proposal of Ricoeur is then left for a hermeneutics of the symbol that assumes the passage by critics of the masters of suspicion and that is a real bug in symbol, but now, no more naive and based on immediate consciousness, bearing and donor of sense, but a critical and instructed listening that takes into account the reflections and the discoveries of psychoanalysis of Freud. At the end of our research we will cover some classical texts of Freud who plays the basic themes of religion, in order to read them from Ricoeur and his interpretative dialectic, aiming at elucidating more explicitly as our philosopher incorporates the suspicion to the hermeneutics of the restoration of meaning.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPaul Ricoeurpor
dc.subjectHermenêuticapor
dc.subjectPsicanálisepor
dc.subjectSímbolopor
dc.subjectReligiãopor
dc.subjectHermeneuticseng
dc.subjectPsychoanalysiseng
dc.subjectSymboleng
dc.subjectReligioneng
dc.titlePsicanálise e hermenêutica em Paul Ricoeur: da suspeita ao sentido, da fantasia ao símbolopor
dc.title.alternativePsychoanalysis and hermeneutics in Paul Ricoeur: from the suspicion to the sense of fantasy to the symboleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA presente investigação mostra como Paul Ricoeur (1913-2005) incorpora alguns conceitos e, sobretudo, o espírito da psicanálise freudiana à filosofia hermenêutica. Ricoeur nota que há, em Freud, uma hermenêutica da suspeita que coloca em xeque toda a filosofia e a cultura que vinham sendo construídas e alicerçadas sobre a certeza do cogito cartesiano. Nosso autor acredita que a passagem por Freud, aceitando seus questionamentos e incorporando seu aprendizado, é imprescindível à filosofia e ao filósofo contemporâneo. Porém, Ricoeur não nos convida somente à suspeita, ele nos convida, também, a ouvir. No conflito entre a hermenêutica da suspeita e a da restauração do sentido, está o intento de nosso filósofo, a saber: chegar a um segundo momento da interpretação, a uma segunda inocência na e pela crítica. Se há uma escola da suspeita, há também uma da confiança, da crença e da fé. Freud, Nietzsche e Marx conduzem Ricoeur a suspeita, contudo ele vai além, pois quer ver emergir uma fé pós-crítica capaz de abarcar os questionamentos, sobretudo, do freudismo, deixando-se por eles questionar a ponto de reduzir as máscaras e as ilusões da consciência para que sobrevenha o sentido. A proposta de Ricoeur é, então, partir para uma hermenêutica do símbolo que suponha a passagem pela crítica dos mestres da suspeita e que seja, assim, uma verdadeira escuta do símbolo, porém, agora, não mais ingênua e alicerçada sobre a consciência imediata, portadora e doadora de sentido, mas uma escuta crítica e instruída que leve em conta as reflexões e as descobertas da psicanálise de Freud. Ao final de nossa pesquisa iremos abordar alguns textos clássicos de Freud que tocam temas basilares da religião, com o intuito de lê-los a partir de Ricoeur e de sua dialética interpretativa, buscando elucidar mais explicitamente como nosso filósofo incorpora a crítica da suspeita à hermenêutica da restauração do sentido.por
dc.contributor.advisor1Rossatto, Noeli Dutra
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2947312243186882por
dc.contributor.referee1Castro, Fabio Caprio Leite de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6516490021035286por
dc.contributor.referee2Krassuski, Jair Antonio
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5559214547314711por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6552745207851894por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentFilosofiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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