dc.contributor.advisor | Oesterreich, Frankiele | |
dc.creator | Ogando, Ana Clara Torres | |
dc.date.accessioned | 2018-05-11T11:48:13Z | |
dc.date.available | 2018-05-11T11:48:13Z | |
dc.date.issued | 2011-12-09 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13156 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This article aims to reflect and analyze the exploitation of media education in primary schools
in the municipal education Pinhal Spa / RS. Thus, from an interactionist view, this work, which
came from a participant survey, conducted among 29 educators who work with students in 8th
grade / 8th grade of elementary school, the education network. The research seeks to identify
the technological resources used by educators and the influence of the teaching-learning
process in the school context, since the municipality enables computing environments in all
schools in the network. From this perspective, this work seeks to create opportunities spaces
for reflection and analysis of data collected for such purpose, it is necessary to know and
appreciate the exploitation of the media already used by educators. However, many educators
still do not feel prepared to safely handle the technological resources provided by the sponsor.
This work aims to contribute to better understanding of the learning space, with a view to
diagnose, assess and pursue new strategies for their use. The educator has a crucial role for
the student to develop critical thinking through the content developed in the context of the
classroom and extend this knowledge to your life, through action and reflection on the very
process of knowledge, therefore, be fulfilling their role in society. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Comunicação | por |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | eng |
dc.subject | Reflexão | por |
dc.subject | Mídias | por |
dc.subject | Communication | eng |
dc.subject | Teaching and learning | eng |
dc.subject | Reflection | eng |
dc.subject | Media | eng |
dc.title | A importância da utilização dos recursos tecnológicos na prática educativa | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Cachoeira do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente artigo tem por objetivo refletir e analisar a exploração das mídias educativas nas
escolas do Ensino Fundamental da rede municipal de educação do Balneário Pinhal/RS.
Desse modo, a partir de uma visão interacionista, este trabalho, que partiu de uma pesquisa
participante, realizada com vinte e nove educadores que trabalham com alunos da 8ª série/8º
ano do Ensino Fundamental, na rede de educação. A pesquisa procura identificar quais os
recursos tecnológicos utilizados pelos educadores e qual a influência destes no processo
ensino-aprendizagem no contexto escolar, uma vez que o município viabiliza ambientes
informatizados em todas as escolas da rede. Nessa perspectiva, este trabalho busca
oportunizar espaços para a reflexão e análise dos dados levantados, para tal, se faz
necessário conhecer e valorizar a exploração das mídias já utilizadas pelos educadores. No
entanto, muitos educadores ainda não se sentem preparados para manusear seguramente os
recursos tecnológicos oferecidos pela mantenedora. Assim, este trabalho visa contribuir para
a melhor compreensão do espaço de aprendizagem, na perspectiva de diagnosticar, avaliar e
buscar novas estratégias para a utilização das mesmas. O educador tem papel fundamental
para que o aluno possa desenvolver o senso crítico através dos conteúdos desenvolvidos no
contexto da sala de aula e ampliar este conhecimento para sua vida, através da ação e
reflexão sobre o próprio processo do conhecimento, assim, estará cumprindo o seu papel na
sociedade. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |