Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOesterreich, Frankiele
dc.creatorOgando, Ana Clara Torres
dc.date.accessioned2018-05-11T11:48:13Z
dc.date.available2018-05-11T11:48:13Z
dc.date.issued2011-12-09
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13156
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis article aims to reflect and analyze the exploitation of media education in primary schools in the municipal education Pinhal Spa / RS. Thus, from an interactionist view, this work, which came from a participant survey, conducted among 29 educators who work with students in 8th grade / 8th grade of elementary school, the education network. The research seeks to identify the technological resources used by educators and the influence of the teaching-learning process in the school context, since the municipality enables computing environments in all schools in the network. From this perspective, this work seeks to create opportunities spaces for reflection and analysis of data collected for such purpose, it is necessary to know and appreciate the exploitation of the media already used by educators. However, many educators still do not feel prepared to safely handle the technological resources provided by the sponsor. This work aims to contribute to better understanding of the learning space, with a view to diagnose, assess and pursue new strategies for their use. The educator has a crucial role for the student to develop critical thinking through the content developed in the context of the classroom and extend this knowledge to your life, through action and reflection on the very process of knowledge, therefore, be fulfilling their role in society.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectEnsino e aprendizagemeng
dc.subjectReflexãopor
dc.subjectMídiaspor
dc.subjectCommunicationeng
dc.subjectTeaching and learningeng
dc.subjectReflectioneng
dc.subjectMediaeng
dc.titleA importância da utilização dos recursos tecnológicos na prática educativapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Cachoeira do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoO presente artigo tem por objetivo refletir e analisar a exploração das mídias educativas nas escolas do Ensino Fundamental da rede municipal de educação do Balneário Pinhal/RS. Desse modo, a partir de uma visão interacionista, este trabalho, que partiu de uma pesquisa participante, realizada com vinte e nove educadores que trabalham com alunos da 8ª série/8º ano do Ensino Fundamental, na rede de educação. A pesquisa procura identificar quais os recursos tecnológicos utilizados pelos educadores e qual a influência destes no processo ensino-aprendizagem no contexto escolar, uma vez que o município viabiliza ambientes informatizados em todas as escolas da rede. Nessa perspectiva, este trabalho busca oportunizar espaços para a reflexão e análise dos dados levantados, para tal, se faz necessário conhecer e valorizar a exploração das mídias já utilizadas pelos educadores. No entanto, muitos educadores ainda não se sentem preparados para manusear seguramente os recursos tecnológicos oferecidos pela mantenedora. Assim, este trabalho visa contribuir para a melhor compreensão do espaço de aprendizagem, na perspectiva de diagnosticar, avaliar e buscar novas estratégias para a utilização das mesmas. O educador tem papel fundamental para que o aluno possa desenvolver o senso crítico através dos conteúdos desenvolvidos no contexto da sala de aula e ampliar este conhecimento para sua vida, através da ação e reflexão sobre o próprio processo do conhecimento, assim, estará cumprindo o seu papel na sociedade.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto