Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCristino, Ana Paula da Rosa
dc.creatorOliveira, Janete Machado de
dc.date.accessioned2018-05-14T15:19:55Z
dc.date.available2018-05-14T15:19:55Z
dc.date.issued2009-08-08
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13183
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractThis work aimed to analyze the contributions of the conception of knowledge of Freire for to school Managing. It approached the school managing according to the Paulo Freire’s books. For such, the bibliographical research of qualitative character was used as metodological option. The school managing when base itself in the liberty and popular education, starts to value on the dialogical action. The liberty education requires the gnosiological relation that consists of the permanent production and communicative variation of knowledge between educator-manager and students, all cognoscents citizens. Communicating around a reality to be known, one expects that the exercise to understand and to express the Freire’s theories legacy for the construction of liberty citizens, in interaction with other also free citizens, makes possible to mean the existence human being. Of this form, the Freire’s contributions for the school managing point out in the participate perspective, therefore the changes occur very quickly and the educator-manager must be prepared for the transformations, acting collectively and democratically. In this aspect of the Freire’s conception, that the school managing if consolidates with an education directed toward the formation of the citizenship, allowing to the citizens, to construct its history, to share knowledge and to transform the society.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectAção dialógicapor
dc.subjectEducação popularpor
dc.subjectSchool managingeng
dc.subjectDialogical actioneng
dc.subjectPopular educationeng
dc.titleA gestão escolar através de práticas democráticas e emancipatórias segundo Freirepor
dc.title.alternativeThe school managing through of democratics and emancipatiorials practicals according to Freireeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Tio Hugo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho objetivou analisar as contribuições da concepção de conhecimento de Freire para a Gestão Escolar. Abordou a gestão escolar de acordo com as obras de Paulo Freire. Para tal, utilizou-se como opção metodológica a pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo. A gestão escolar ao fundamentar-se na educação popular, passa a valorizar a ação dialógica. Uma educação libertadora e popular, requer a relação gnosiológica que consiste na permanente produção e variação comunicativa de conhecimentos entre educador-gestor e educandos, todos sujeitos cognoscentes. Comunicando-se em torno de uma realidade a ser conhecida, espera-se que o exercício de compreender e de expressar o legado da teoria de Freire para a construção de sujeitos de liberdade, em interação com outros sujeitos também livres, possibilite significar a existência humana. Dessa forma, as contribuições de Freire para e gestão escolar situam-se na perspectiva participativa, pois as mudanças ocorrem muito rapidamente e os educadores-gestores devem estar preparados para as transformações, agindo coletiva e democraticamente. É neste aspecto da concepção de Freire, que a gestão escolar se consolida com uma educação voltada para a formação da cidadania, permitindo aos sujeitos, construir sua história, compartilhar conhecimentos e transformar a sociedade.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto