Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMussoi, Eunice Maria
dc.creatorLosekann, Marilse Beatriz
dc.date.accessioned2018-05-16T14:05:28Z
dc.date.available2018-05-16T14:05:28Z
dc.date.issued2017-06-23
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13207
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2017.por
dc.description.abstractThis work presents a study about the use of information and communication technologies (TIC) by the professors of the Graduate Course in Geography of the Federal University of Santa Maria (UFSM), in the distance modality / UAB (Open University of Brazil). The qualitative approach was based on the research and the instruments used were the documentary research and the questionnaire applied to the teachers of the course. The results show that 57.1% of the teachers have specific training for the use of TIC and all use the computer for teaching and learning activities, but the most commonly used tools are the text editor and the slide show. The underutilization of TIC. In relation to social networks, half of the teachers make use of these, with Facebook and Whatsapp being the most employed, and the teachers' perception of interactivity, 71.4% consider that it is greater in activities mediated by TIC. It is possible to affirm that TIC is part of the pedagogical daily life in the UAB / UFSM Geography course, yet its potential and the existing diversity of educational technologies are not explored.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)por
dc.subjectGeografiapor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectEducação a distânciapor
dc.subjectInformation and communication technologieseng
dc.subjectGeographyeng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectDistance educationeng
dc.titleUso de tecnologias de informação e comunicação no ensino superior a distância no curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Santa Mariapor
dc.title.alternativeUse of information and communication technologies in higher education at distance in the Geography course in of the Federal University of Santa Mariaeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Restinga Seca, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoO trabalho apresenta um estudo acerca do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) pelos professores do Curso Superior de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na modalidade à distância/UAB (Universidade Aberta do Brasil). A abordagem qualitativa embasou a pesquisa e os instrumentos utilizados foram a pesquisa documental e o questionário aplicado aos professores do curso. Os resultados demonstram que 57,1% dos docentes possui formação específica para o uso de TIC e todos fazem uso do computador para atividades de ensino e aprendizagem, porém as ferramentas mais utilizadas são o editor de texto e o de apresentação de slides, o que evidencia a subutilização das TIC. Em relação às redes sociais, metade dos professores faz uso dessas, sendo o Facebook e o Whatsapp as mais empregadas, e quanto a percepção dos professores acerca da interatividade, 71,4% consideram que é maior em atividades mediadas por TIC. É possível afirmar que as TIC fazem parte do cotidiano pedagógico no curso de Geografia UAB/UFSM, contudo não são exploradas todas as suas potencialidades e nem a diversidade existente de tecnologias educacionais.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto