Recursos educacionais abertos: possibilidades para o ensino de ciências
Resumen
O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa, cujo objetivo foi investigar como os recursos educacionais abertos podem favorecer o processo de ensino e aprendizagem de Ciências sobre o tema Universo, para alunos do sexto ano do Ensino Fundamental. O desenvolvimento da pesquisa foi baseado na elaboração de duas oficinas temáticas, estruturadas de acordo com os três momentos pedagógicos e integradas a utilização de recursos educacionais abertos. Os resultados foram acompanhados ao longo de todo o processo de construção dos conhecimentos científicos, e ressaltados por meio dos questionários online. A análise textual discursiva foi utilizada para interpretação dos resultados, através de categorias a priori e contrução de meta textos. De acordo com os resultados, verificou-se que as tecnologias e os recursos educacionais abertos possibilitam integração positiva com os conteúdos científicos, além de proporcionarem métodos avaliativos diferenciados, evidenciando a importância que estes desempenham no processo de ensino e aprendizagem de Ciências.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: