dc.contributor.advisor | Reginatto, Andrea Ad | |
dc.creator | Somavilla, Luísa Flores | |
dc.date.accessioned | 2018-05-21T13:58:21Z | |
dc.date.available | 2018-05-21T13:58:21Z | |
dc.date.issued | 2017-06-23 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13220 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2017. | por |
dc.description.abstract | With the growing consumption of videos focusing on learning English as a foreign language, it is necessary to reflect about this contemporary text genre. Thus, this study aims to identify the semiotic resources used in YouTube videos about English learning by means of a compositional analysis based on Systemic-Functional Linguistics (HALLIDAY, 2004) and, more specifically, on Visual Grammar (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006). For that, we mapped the five most accessed videos on English learning for the Brazilian audience and selected one recent and popular video from each channel for the analysis. In these videos, we analyzed semiotic patterns in terms of value of information (left/right, top/bottom, and center/margin) and salience. New information, such as unknown vocabulary and uncommon references, tend to be placed in the right side (new information) and familiar information, such as channel subscription and hints closer to most users’ reality, is placed in the left side (given information). Top (ideal) and bottom (real) values basically appear in the form of explanatory subtitles placed at the bottom of the screen. Regarding salience, several resources are used – changes in font size, focus, contrast, colors, perspective -, and at certain times they give emphasis, and at other times they just signal a shift in the flow of reasoning to the reader. It can be concluded that despite the freedom enabled by the platform, the very use fixes specific practices in the use of semiotic resources, aligned to the context of culture and to the characteristics of the genre. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Videos | por |
dc.subject | Ensino de LE | por |
dc.subject | Linguística sistêmico-funcional | por |
dc.subject | Gramática visual | por |
dc.subject | FL learning | eng |
dc.subject | Systemic-functional linguistics | eng |
dc.subject | Visual grammar | eng |
dc.title | Vídeos do youtube e ensino de inglês: uma análise composicional | por |
dc.title.alternative | Youtube videos and english teaching: a compositional analysis | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Novo Hamburgo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Com o crescente consumo de vídeos enfocando a aprendizagem de inglês como língua estrangeira, torna-se necessário refletir sobre esse gênero textual contemporâneo. Portanto, este trabalho propõe identificar os recursos semióticos empregados nos vídeos sobre aprendizagem de inglês do YouTube através de uma análise composicional, baseada na Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 2004) e, mais especificamente, na Gramática Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006). Para isso, foram mapeados os cinco canais mais acessados sobre a temática voltados ao público brasileiro e foi selecionado um vídeo recente e popular de cada canal para a análise. A partir desse cinco vídeos, foram observados os padrões semióticos em termos de valor de informação (direita/esquerda, topo/base, centro/margem) e saliência. Observa-se que informações novas, como vocabulário desconhecido e referências incomuns, tendem a ser posicionadas à direita (valor de informação nova) e informações consideradas familiares, como a inscrição ao canal e dicas mais próximas da realidade da maioria dos usuários, à esquerda (valor de informação dada). Os valores topo (ideal) e base (real) aparecem basicamente na forma de legenda explicativas posicionadas na parte de baixo da tela. Em relação à saliência, uma multiplicidade de recursos é utilizada - mudança de tamanho de fonte, foco, contraste, cores, perspectiva – ora conferindo destaque, ora apenas sinalizando ao leitor uma quebra de fluxo de raciocínio. Pode-se concluir que apesar da liberdade conferida pela plataforma, o próprio uso cristaliza certas práticas de utilização de recursos semióticos alinhadas ao contexto de cultura e às características do gênero. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |