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dc.contributor.advisorReginatto, Andrea Ad
dc.creatorSomavilla, Luísa Flores
dc.date.accessioned2018-05-21T13:58:21Z
dc.date.available2018-05-21T13:58:21Z
dc.date.issued2017-06-23
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13220
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2017.por
dc.description.abstractWith the growing consumption of videos focusing on learning English as a foreign language, it is necessary to reflect about this contemporary text genre. Thus, this study aims to identify the semiotic resources used in YouTube videos about English learning by means of a compositional analysis based on Systemic-Functional Linguistics (HALLIDAY, 2004) and, more specifically, on Visual Grammar (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006). For that, we mapped the five most accessed videos on English learning for the Brazilian audience and selected one recent and popular video from each channel for the analysis. In these videos, we analyzed semiotic patterns in terms of value of information (left/right, top/bottom, and center/margin) and salience. New information, such as unknown vocabulary and uncommon references, tend to be placed in the right side (new information) and familiar information, such as channel subscription and hints closer to most users’ reality, is placed in the left side (given information). Top (ideal) and bottom (real) values basically appear in the form of explanatory subtitles placed at the bottom of the screen. Regarding salience, several resources are used – changes in font size, focus, contrast, colors, perspective -, and at certain times they give emphasis, and at other times they just signal a shift in the flow of reasoning to the reader. It can be concluded that despite the freedom enabled by the platform, the very use fixes specific practices in the use of semiotic resources, aligned to the context of culture and to the characteristics of the genre.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectVideospor
dc.subjectEnsino de LEpor
dc.subjectLinguística sistêmico-funcionalpor
dc.subjectGramática visualpor
dc.subjectFL learningeng
dc.subjectSystemic-functional linguisticseng
dc.subjectVisual grammareng
dc.titleVídeos do youtube e ensino de inglês: uma análise composicionalpor
dc.title.alternativeYoutube videos and english teaching: a compositional analysiseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Novo Hamburgo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoCom o crescente consumo de vídeos enfocando a aprendizagem de inglês como língua estrangeira, torna-se necessário refletir sobre esse gênero textual contemporâneo. Portanto, este trabalho propõe identificar os recursos semióticos empregados nos vídeos sobre aprendizagem de inglês do YouTube através de uma análise composicional, baseada na Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 2004) e, mais especificamente, na Gramática Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006). Para isso, foram mapeados os cinco canais mais acessados sobre a temática voltados ao público brasileiro e foi selecionado um vídeo recente e popular de cada canal para a análise. A partir desse cinco vídeos, foram observados os padrões semióticos em termos de valor de informação (direita/esquerda, topo/base, centro/margem) e saliência. Observa-se que informações novas, como vocabulário desconhecido e referências incomuns, tendem a ser posicionadas à direita (valor de informação nova) e informações consideradas familiares, como a inscrição ao canal e dicas mais próximas da realidade da maioria dos usuários, à esquerda (valor de informação dada). Os valores topo (ideal) e base (real) aparecem basicamente na forma de legenda explicativas posicionadas na parte de baixo da tela. Em relação à saliência, uma multiplicidade de recursos é utilizada - mudança de tamanho de fonte, foco, contraste, cores, perspectiva – ora conferindo destaque, ora apenas sinalizando ao leitor uma quebra de fluxo de raciocínio. Pode-se concluir que apesar da liberdade conferida pela plataforma, o próprio uso cristaliza certas práticas de utilização de recursos semióticos alinhadas ao contexto de cultura e às características do gênero.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


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