Show simple item record

dc.contributor.advisorMazzardo, Mara Denize
dc.creatorTavares, Marcos Rafael
dc.date.accessioned2018-05-21T15:26:55Z
dc.date.available2018-05-21T15:26:55Z
dc.date.issued2017-06-23
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13224
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2017.por
dc.description.abstractThe emergence of the Internet and the World Wide Web have revolutionized the way we communicate. To access it, it is simply required to have a device capable of connecting to the Internet. With the high capacity for dissemination and consultation of data and information on the Internet, many government agencies that generate spatial information have built applications called WebMap. These applications designate the junction between Geographic Information Systems (GIS) and the Internet. The main purpose of these applications is to display, query and disseminate these data. By making spatial information available through interactive cartography via Information and Communication Technologies (ICT), these applications can become educational resources of the Geography teacher, since WebMap applications cover a vast number of physical and socioeconomic topics, Thus, through these environments students can interact with the maps in a dynamic and fully interactive way. In this work, some SIGWEB environments were mapped and the INDE’s Viewer was chosen because it is the portal that presents big number data from various organs and entities of the direct, autarchic, and foundational federal public administration. It was also verified the type of license that the data have – open data, provided the source is cited – as well as which INDE’s Viewer data illustrate the Geography content present in Elementary Education - 3rd Cycle - Theme 4. The composition and analysis of subheadings, scale, geographic coordinates, thematic map analysis in the INDE’s viewer are some examples of resources that can be explored in the teaching and learning process of the contents of axis 4 of the 3rd Cycle of Elementary Education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsino de geografiapor
dc.subjectCartografiapor
dc.subjectWebMapeng
dc.subjectGeography teachingeng
dc.subjectCartographyeng
dc.titleMapeamento de ambientes WebMaps e possíveis contribuições para o ensino de Geografiapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três de Maio, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoO surgimento da Internet e da World Wide Web revolucionaram a maneira de nos comunicarmos. Para acessá-la, basta ter um dispositivo capaz de conectar-se com a Internet. Com a alta capacidade de disseminação e consulta de dados e informações na Internet, muitos órgãos públicos governamentais que geram informações espaciais têm construído aplicações chamadas WebMap. Essas aplicações designam a junção entre Sistemas de Informações Geográficas (SIG) e Internet, sendo o principal objetivo das aplicações a exibição, consulta e disseminação desses dados. Por disponibilizarem a informação espacial por meio de uma cartografia interativa por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), tais aplicações WebMap podem se tornar recursos educacionais para os professor de Geografia, pois abordam um vasto número de temas físicos e socioeconômicos, de modo que o aluno pode interagir com os mapas de forma dinâmica e totalmente interativa nesses ambientes. Neste trabalho, mapeou-se alguns ambientes SIGWEB e escolheu-se o Visualiador da INDE, pois é o portal que apresenta um grande número de dados, de diversos órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. Também verificou-se o tipo de licença que os dados possuem - sendo dados abertos, desde que citada a fonte - e quais os dados do Visualizador da INDE que ilustram conteúdos no Ensino de Geografia no Ensino Fundamental – 3° Ciclo – Tema 4. Os recursos de composição e análise de legendas, escala, coordenadas geográficas, análise de mapas temáticos no Visualizador da INDE são alguns exemplos de recursos que podem ser explorados, no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos do Eixo 4, do 3° Ciclo do Ensino Fundamental.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Acesso Aberto
Except where otherwise noted, this item's license is described as Acesso Aberto

O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.