dc.contributor.advisor | Mazzardo, Mara Denize | |
dc.creator | Tavares, Marcos Rafael | |
dc.date.accessioned | 2018-05-21T15:26:55Z | |
dc.date.available | 2018-05-21T15:26:55Z | |
dc.date.issued | 2017-06-23 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13224 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2017. | por |
dc.description.abstract | The emergence of the Internet and the World Wide Web have revolutionized the way we
communicate. To access it, it is simply required to have a device capable of connecting to the Internet.
With the high capacity for dissemination and consultation of data and information on the Internet,
many government agencies that generate spatial information have built applications called WebMap.
These applications designate the junction between Geographic Information Systems (GIS) and the
Internet. The main purpose of these applications is to display, query and disseminate these data. By
making spatial information available through interactive cartography via Information and
Communication Technologies (ICT), these applications can become educational resources of the
Geography teacher, since WebMap applications cover a vast number of physical and socioeconomic
topics, Thus, through these environments students can interact with the maps in a dynamic and fully
interactive way. In this work, some SIGWEB environments were mapped and the INDE’s Viewer was
chosen because it is the portal that presents big number data from various organs and entities of the
direct, autarchic, and foundational federal public administration. It was also verified the type of license
that the data have – open data, provided the source is cited – as well as which INDE’s Viewer data
illustrate the Geography content present in Elementary Education - 3rd Cycle - Theme 4. The
composition and analysis of subheadings, scale, geographic coordinates, thematic map analysis in the
INDE’s viewer are some examples of resources that can be explored in the teaching and learning
process of the contents of axis 4 of the 3rd Cycle of Elementary Education. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ensino de geografia | por |
dc.subject | Cartografia | por |
dc.subject | WebMap | eng |
dc.subject | Geography teaching | eng |
dc.subject | Cartography | eng |
dc.title | Mapeamento de ambientes WebMaps e possíveis contribuições para o ensino de Geografia | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Três de Maio, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O surgimento da Internet e da World Wide Web revolucionaram a maneira de nos comunicarmos.
Para acessá-la, basta ter um dispositivo capaz de conectar-se com a Internet. Com a alta capacidade
de disseminação e consulta de dados e informações na Internet, muitos órgãos públicos
governamentais que geram informações espaciais têm construído aplicações chamadas WebMap.
Essas aplicações designam a junção entre Sistemas de Informações Geográficas (SIG) e Internet,
sendo o principal objetivo das aplicações a exibição, consulta e disseminação desses dados. Por
disponibilizarem a informação espacial por meio de uma cartografia interativa por meio das
Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), tais aplicações WebMap podem se tornar recursos
educacionais para os professor de Geografia, pois abordam um vasto número de temas físicos e
socioeconômicos, de modo que o aluno pode interagir com os mapas de forma dinâmica e totalmente
interativa nesses ambientes. Neste trabalho, mapeou-se alguns ambientes SIGWEB e escolheu-se o
Visualiador da INDE, pois é o portal que apresenta um grande número de dados, de diversos órgãos
e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. Também verificou-se o
tipo de licença que os dados possuem - sendo dados abertos, desde que citada a fonte - e quais os
dados do Visualizador da INDE que ilustram conteúdos no Ensino de Geografia no Ensino
Fundamental – 3° Ciclo – Tema 4. Os recursos de composição e análise de legendas, escala,
coordenadas geográficas, análise de mapas temáticos no Visualizador da INDE são alguns exemplos
de recursos que podem ser explorados, no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos do
Eixo 4, do 3° Ciclo do Ensino Fundamental. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |