Mostrar el registro sencillo del ítem
Experiência educativa em artes visuais como lugar de encontro: processos e aprendizagem na docência
dc.creator | Pegoraro, Deise Facco | |
dc.date.accessioned | 2018-05-24T12:04:53Z | |
dc.date.available | 2018-05-24T12:04:53Z | |
dc.date.issued | 2016-08 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13239 | |
dc.description.abstract | The thesis does not contain abstract | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Diários | por |
dc.subject | Encontro | por |
dc.subject | Formação docente | por |
dc.subject | Artes visuais | por |
dc.subject | Acontecimento | por |
dc.title | Experiência educativa em artes visuais como lugar de encontro: processos e aprendizagem na docência | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | A presente dissertação tem por objetivo pensar a experiência educativa em artes visuais como lugar de encontro na docência. Os encontros e acontecimentos do curso de Artes Visuais – Licenciatura em Desenho e Plástica da Universidade Federal de Santa Maria permeiam o tempo presente como forma de potencializar aprendizados. O tempo passado é revisitado através de diários da prática pedagógica e trazido para problematizar o aprendizado junto com os diários de produção atual. Ao mesmo tempo que aparecem as imagens dos meus diários da prática pedagógica, também se fazem presentes imagens do espaço escolar de atuação no presente e imagens produzidas pelos alunos. Este universo imagético dispara o pensamento e convida autores e conceitos para operarem numa tentativa de entender um processo de formação docente pela prática e através dos encontros. A pesquisa opera com os conceitos de acontecimento e encontro influenciados pelo pensamento de Deleuze através do método qualitativo cartográfico de pesquisa em educação tendo as artes como uma forma especial de experiência, pois promovem afecções entre os acontecimentos e por estas afecções se promove aprendizado. | por |
dc.contributor.advisor1 | Charréu, Leonardo Augusto Verde Reis | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5572405424467953 | por |
dc.contributor.referee1 | Meira, Mirela Ribeiro | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8723044102341159 | por |
dc.contributor.referee2 | Cardonetti, Vivien Kelling | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1649742737541059 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3291848680313758 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
Programa de Pós-Graduação em Educação [856]
Coleção de dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação