Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOliveira, Oséias Santos de
dc.creatorPantoja, Maria Aurinete da Silva
dc.date.accessioned2018-06-04T15:02:39Z
dc.date.available2018-06-04T15:02:39Z
dc.date.issued2011-09-17
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13290
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis monograph, the qualitative character, based on a case study was developed in order to know the theory and practice of the school project Escola Nota Dez, developed in the State of Ceará. Initially presents issues that revolve around the laws governing education, based on reference to the Law of Guidelines and Base - No LDB 9.394/1996, Federal/1988 the Constitution and the National Education Plan -PNE/2001. Then, the investigative focus turns to the object of study in this thesis, namely the school project Escola Nota Dez, embraced in the State of Ceará which inserts the participating schools into two categories: Schools and Dec Note Supported Schools. How, in Fortaleza / CE, there are no educational facilities as highlighted Note Ten Schools, the methodological processes of research are given from the analysis of two schools supported, when managers are part of the ear, from the perspective of understanding how the project develops, what the perceptions of individuals involved and the expected results. After the theoretical investigations and dialogues effected with the subjects in this study, it can be concluded that the project under review, established in the early grades of elementary school presents partial results satisfactory and could be extended to other series.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação públicapor
dc.subjectGestão educacionalpor
dc.subjectProjeto Escola Nota Dezpor
dc.subjectPublic educationeng
dc.subjectEducational managementeng
dc.subjectSchool project Escola Nota Dezeng
dc.titleAção do gestor escolar frente ao desenvolvimento do programa “Escola Nota Dez”por
dc.title.alternativeThe school administrations role in developing the program Escola Nota Dezeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Fortaleza, CE, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho monográfico, de cunho qualitativo, embasado em um Estudo de Caso, foi desenvolvido com o objetivo de conhecer a teoria e a prática do Projeto Escola Nota Dez, desenvolvido no Estado do Ceará. Apresenta inicialmente questões que giram em torno das leis que regem a educação, tendo como base referencial a Lei de Diretrizes e Base – LDB n. 9.394/1996, a Constituição Federal/1988 e o Plano Nacional de Educação -PNE/2001. Em seguida, o enfoque investigativo volta-se para o objeto de estudo nesta monografia, ou seja, o Projeto Escola Nota Dez, encampado no Estado do Ceará o qual insere as escolas participantes em duas categorias: as Escolas Nota Dez e as Escolas Apoiadas. Como, no município de Fortaleza/CE, não existem unidades educacionais destacadas como Escolas Nota Dez, o os processos metodológicos da investigação se dão a partir da analise de duas escolas Apoiadas, quando os gestores que a integram são ouvidos, na perspectiva de compreender como o projeto se desenvolve, quais as percepções dos sujeitos envolvidos e os resultados esperados. Após as investigações teóricas e diálogos efetivados com os sujeitos participantes desta pesquisa, pode-se concluir de que o Projeto em análise, instituído nas séries iniciais do ensino fundamental apresenta resultados parciais satisfatórios e poderia ser ampliado para as demais séries.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto