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dc.contributor.advisorRichter, Eneida Izabel Schirmer
dc.creatorPureza, Edina Maria Gomes da Cunha
dc.date.accessioned2018-06-11T15:21:36Z
dc.date.available2018-06-11T15:21:36Z
dc.date.issued2011-10-22
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13352
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão em Arquivos, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractPresents the activities undertaken by the Heritage Education Historical Archives of Porto Alegre Moysés Vellinho (AHPAMV). Aims to describe and analyze the activities of the institution and compare them with the theory of heritage education. The survey classified themselves as their nature as applied and as descriptive as to the objectives. Under procedures has a by-case study with a form of qualitative approach. The instruments for data collection were non-directive interviews with the Program Officer for Heritage Education, consulting and publications AHPAMV and no systematic observation of five activities of the Program. It was found that the program is prepared in accordance with the methodology proposed by the theory of heritage education and developed a permanent file. The activities are an educational and aims to provide the public with knowledge, ownership and promotion of cultural heritage and awareness raising awareness for the need to preserve assets documentary, cultural and natural, material and immaterial. It was concluded that through the activities that make up the Heritage Education Program develops a file service educational assistance in a dynamic, systematic and growing. It is recommended to continue their studies on the use of heritage education as a way to provide educational assistance files.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação patrimonialpor
dc.subjectAções educativas em arquivospor
dc.subjectPatrimônio culturalpor
dc.subjectHeritage educationeng
dc.subjectArchives educational actioneng
dc.subjectCultural heritageeng
dc.titleA prática da educação patrimonial em arquivos: a experiência do Arquivo Histórico de Porto Alegrepor
dc.title.alternativeThe practice of heritage education at archives: the experience of Historical Archive of Porto Alegreeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Cruz Alta, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão em Arquivos, EaDpor
dc.description.resumoApresenta as atividades de Educação Patrimonial desenvolvidas pelo Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho (AHPAMV). Tem como finalidade descrever e analisar as atividades desenvolvidas na Instituição e compará-las com a teoria da Educação Patrimonial. A pesquisa classifica-se quanto a sua natureza como aplicada e quanto aos objetivos como descritiva. Segundo os procedimentos assume caráter de estudo de caso com uma forma de abordagem qualitativa. Os instrumentos para coleta de dados foram entrevistas não-diretivas com a responsável pelo Programa de Educação Patrimonial, consulta a publicações do AHPAMV e observação assistemática de cinco atividades do Programa. Foi possível constatar que o referido Programa é elaborado de acordo com a metodologia proposta pela teoria da Educação Patrimonial e desenvolvido de maneira permanente no Arquivo. As atividades desenvolvidas são de cunho educacional e tem por objetivo proporcionar ao público conhecimento, apropriação e valorização do patrimônio cultural sensibilizando e conscientizando para a necessidade de preservação dos bens patrimoniais documentais, culturais e naturais, materiais e imateriais. Concluiu-se que, por meio das atividades que compõem o Programa de Educação Patrimonial, o Arquivo desenvolve um serviço de assistência educativa de forma dinâmica, sistemática e crescente. Recomenda-se a continuidade de estudos sobre o uso da Educação Patrimonial como forma de os arquivos prestarem assistência educativa.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

  • Gestão em Arquivos - EaD [245]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão em Arquivos - EaD

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Acesso Aberto
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