dc.contributor.advisor | Mussoi, Eunice Maria | |
dc.creator | Portella, Zeni Marilise Schmidtt | |
dc.date.accessioned | 2018-06-12T13:52:32Z | |
dc.date.available | 2018-06-12T13:52:32Z | |
dc.date.issued | 2012-11-23 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13365 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | The present paper aims at demonstrating the importance of the teacher being the author of learning objects as well as analyzing its possible contributions to the process of teaching and learning. Facing the characteristics of this study, the qualitative approach has been chosen as the method of research. The strategy adopted was a case study by means of the elaboration and application of a WebQuest for students of the seventh year of elementary school involving the concept of Negative Numbers. As a tool for data gathering a semi-structured questionnaire consisting of both open and closed questions, which enable the analysis of the level of interest from the students along with the comprehension of the concepts approached in the WebQuest. Through the data collected, it was possible to observe some advantages and didactic-pedagogical possibilities of using a Learning Object, as well as the importance of the involvement of the teacher in the elaboration of such digital materials. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Autoria | por |
dc.subject | Matemática | por |
dc.subject | Números negativos | por |
dc.subject | Objetos de aprendizagem | por |
dc.subject | WebQuest | por |
dc.subject | Teacher author | eng |
dc.subject | Mathematics | eng |
dc.subject | Negative numbers | eng |
dc.subject | Learning objects | eng |
dc.title | Objetos de aprendizagem: autoria e ensino da matemática no 7º ano do ensino fundamental | por |
dc.title.alternative | Learning objects: teacher author and mathtematics teaching in the seventh year of elementary school | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Três de Maio, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este artigo tem como objetivo demonstrar a importância da autoria de objetos de aprendizagem pelo próprio professor e analisar as possíveis contribuições da sua utilização no processo de ensino e aprendizagem. Diante das características deste estudo foi escolhido a abordagem qualitativa como método de pesquisa. A estratégia adotada é um estudo de caso através da elaboração e aplicação de uma WebQuest para alunos do 7º ano do Ensino Fundamental envolvendo o conceito de Números Negativos. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário composto de questões abertas e fechadas que visa analisar o nível de interesse dos alunos e a compreensão dos conceitos abordados na WebQuest. Com os dados coletados através desta investigação foi possível observar algumas vantagens e as possibilidades didático pedagógicas ao utilizar um objeto de aprendizagem, bem como a importância do envolvimento do professor na elaboração desses matérias didáticos digitais. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |