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dc.contributor.advisorMedina, Roseclea Duarte
dc.creatorPohlmann, Celer Teresinha dos Passos
dc.date.accessioned2018-06-13T15:40:16Z
dc.date.available2018-06-13T15:40:16Z
dc.date.issued2010-09-08
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13389
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThis research has as main objective to observe the interaction happens between visually impaired students and the printed media and computer at a school considered Pole for pupils with Visual Impairment in the city of Restinga Seca. The methodology was an ethnographic case study of the type contained in the report of the Special Educator, his work in front of these students and also observation of the material produced in print, and Braille texts, children's story, words, phrases, compiled by students and the computer by students with visual impairments. In the city of Restinga Drought Special Education began to be thought of in the 90s, the same period of the Conference of Joymtêm because prior to that period the students were treated at APAE (Parents and Friends of Exceptional Children). Since then, students segregated before the margins of society and became part of the educational process in schools of education in regular classes. The city of Restinga Drought is moving to the inclusion and the opportunity to access of students with Visual Impairment. A professional qualification that is facing these students is also a concern of both the school and the city, seeking qualified human resources to meet the peculiarities of each one when necessary. After this research it is clear that the School Pole, where the visually impaired are included, provides a structure that still needs physical adaptations and improvements in the resources used by students, especially for the final series.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDeficiência visualpor
dc.subjectTecnologiapor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectVisual impairmenteng
dc.subjectTechnologyeng
dc.subjectInclusioneng
dc.titleAs mídias impressa e computador utilizadas no processo de inclusão de alunos deficientes visuais - estudo de caso da escola polo de Restinga Sêca - RSpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho de pesquisa tem como objetivo principal observar como acontece a interação entre alunos deficientes visuais e as mídias impressa e computador em uma escola considerada como Polo para alunos com Deficiência Visual no município de Restinga Sêca. A metodologia utilizada foi a etnográfica, do tipo estudo de caso que consta do relato da Educadora Especial, de seu trabalho frente a esses alunos, e, também, observação do material produzido na mídia impressa, como textos em Braille, histórias infantis, palavras, frases elaboradas pelos alunos, e no computador pelos alunos com deficiência visual. No município de Restinga Sêca a Educação Especial começou a ser pensada na década de 90, mesmo período da Conferência de Joymtêm, pois anterior a esse período os alunos eram atendidos na APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). Desde então, os alunos antes segregados e à margem da sociedade passaram a fazer parte do processo educacional nas escolas em classes comuns de ensino. O município de Restinga Sêca já está caminhando para a inclusão, oportunizando o acesso de alunos com Deficiência Visual. A qualificação do profissional que está frente a esses alunos também é uma preocupação tanto da escola quanto do município, buscando recursos humanos qualificados para atender as peculiaridades de cada um, quando necessário. Após a realização desta pesquisa percebe-se que a Escola Polo, onde os Deficientes Visuais estão inclusos, oferece uma estrutura que ainda precisa de adaptações físicas e melhorias quanto aos recursos utilizados pelos alunos, principalmente para séries finais.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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