dc.contributor.advisor | Henz, Celso Ilgo | |
dc.creator | Pereira, Simone Sartori Gil | |
dc.date.accessioned | 2018-06-18T15:51:29Z | |
dc.date.available | 2018-06-18T15:51:29Z | |
dc.date.issued | 2009-06-25 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13445 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | This work refers to educational questions in school managements. The idea of a
participating planning project refers to our political and pedagogical plan. It is
intended for the Franciscan Sant´Anna School. In this way, by observing and
throughout knowledge of the teaching processes in the Franciscan Sant´Anna
School, we contacted the universe of schools. It happens in the social context that
surrounds it. The planning process is meant to present the conditions of a democratic
process of school management. The political and pedagogical planning project was
built up by the whole team in a participating process. We would like to highlight the
fact that it refers to a traditional institution, led by religious and the results and
impacts of this process, in the larger educational system, through ongoing formation
of the teachers and the consequences for their students. Our research showed the
needs for an effective involvement of the teachers not only in the preparation stages,
implementation and analysis of the learning process, which is restricted to their area
of expertise, but it depends on reflection, planning, construction and management of
the whole political and pedagogical project. This monographic study is of exploratory
nature and focuses on the analysis of experiences which were lived out by the
teachers who worked with students of the elementary school in the Franciscan
Sant´Anna School. The main goal of this research will describe the understanding of
the Process of constructing the Political and Pedagogical project of the whole school
in a context of innovation. We are visioning an educational reform by analyzing its
implications and potentialities. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão | por |
dc.subject | Participação | por |
dc.subject | PPP (Projeto político-pedagógico) | por |
dc.subject | Management | eng |
dc.subject | Participation | eng |
dc.subject | Political pedagogical project | eng |
dc.title | Gestão participativa no projeto político pedagógico do Colégio Franciscano Sant'Anna | por |
dc.title.alternative | Participatory management in political pedagogical project of Franciscan Sant'anna School | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | Este trabalho analisa a condução das questões educacionais, a partir da gestão
participativa na elaboração do Projeto Político Pedagógico do Colégio Franciscano
Sant’Anna. A experiência realizada mostrou a efetiva necessidade da participação
do educador não apenas nas etapas de elaboração, execução e análise dos
processos de ensino-aprendizagem, restritas a sua área de atuação, mas também
na reflexão, planejamento, construção e gestão do Plano Político Pedagógico. Por
entender que o educador é o aglutinador das forças necessárias ao enfrentamento
dos desafios com que a escola se depara, entre eles o de estabelecer condições
mais adequadas para atender a diversidade dos indivíduos que dela participam,
acredita-se que somente através de sua participação, poderá se construir um projeto
pedagógico condizente com as reais necessidades desta sociedade e, por
conseguinte, formar um indivíduo dentro dos princípios norteadores da cidadania. O
presente estudo monográfico, de natureza exploratória, centra-se na análise da
experiência pedagógica vivenciada no ensino fundamental do Colégio Franciscano
Sant’Anna. O objetivo principal dessa investigação é descrever e compreender o
processo de construção do projeto político pedagógico da escola no contexto das
inovações e reformas educacionais, analisando suas implicações e potencialidades.
Desta forma, em razão da observação e do conhecimento dos professores do
Colégio Franciscano Sant’Anna, acerca do universo escolar e da sociedade,
pretende-se apresentar as condições em que se deram o processo de gestão
democrática do Projeto Político Pedagógico, com destaque para o fato de ser numa
Instituição por essência tradicional e confessional, assim como os resultados e
impactos deste processo no sistema educacional e na formação do docente e do
educando. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |