Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHenz, Celso Ilgo
dc.creatorPereira, Simone Sartori Gil
dc.date.accessioned2018-06-18T15:51:29Z
dc.date.available2018-06-18T15:51:29Z
dc.date.issued2009-06-25
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13445
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2009.por
dc.description.abstractThis work refers to educational questions in school managements. The idea of a participating planning project refers to our political and pedagogical plan. It is intended for the Franciscan Sant´Anna School. In this way, by observing and throughout knowledge of the teaching processes in the Franciscan Sant´Anna School, we contacted the universe of schools. It happens in the social context that surrounds it. The planning process is meant to present the conditions of a democratic process of school management. The political and pedagogical planning project was built up by the whole team in a participating process. We would like to highlight the fact that it refers to a traditional institution, led by religious and the results and impacts of this process, in the larger educational system, through ongoing formation of the teachers and the consequences for their students. Our research showed the needs for an effective involvement of the teachers not only in the preparation stages, implementation and analysis of the learning process, which is restricted to their area of expertise, but it depends on reflection, planning, construction and management of the whole political and pedagogical project. This monographic study is of exploratory nature and focuses on the analysis of experiences which were lived out by the teachers who worked with students of the elementary school in the Franciscan Sant´Anna School. The main goal of this research will describe the understanding of the Process of constructing the Political and Pedagogical project of the whole school in a context of innovation. We are visioning an educational reform by analyzing its implications and potentialities.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestãopor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectPPP (Projeto político-pedagógico)por
dc.subjectManagementeng
dc.subjectParticipationeng
dc.subjectPolitical pedagogical projecteng
dc.titleGestão participativa no projeto político pedagógico do Colégio Franciscano Sant'Annapor
dc.title.alternativeParticipatory management in political pedagogical project of Franciscan Sant'anna Schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEste trabalho analisa a condução das questões educacionais, a partir da gestão participativa na elaboração do Projeto Político Pedagógico do Colégio Franciscano Sant’Anna. A experiência realizada mostrou a efetiva necessidade da participação do educador não apenas nas etapas de elaboração, execução e análise dos processos de ensino-aprendizagem, restritas a sua área de atuação, mas também na reflexão, planejamento, construção e gestão do Plano Político Pedagógico. Por entender que o educador é o aglutinador das forças necessárias ao enfrentamento dos desafios com que a escola se depara, entre eles o de estabelecer condições mais adequadas para atender a diversidade dos indivíduos que dela participam, acredita-se que somente através de sua participação, poderá se construir um projeto pedagógico condizente com as reais necessidades desta sociedade e, por conseguinte, formar um indivíduo dentro dos princípios norteadores da cidadania. O presente estudo monográfico, de natureza exploratória, centra-se na análise da experiência pedagógica vivenciada no ensino fundamental do Colégio Franciscano Sant’Anna. O objetivo principal dessa investigação é descrever e compreender o processo de construção do projeto político pedagógico da escola no contexto das inovações e reformas educacionais, analisando suas implicações e potencialidades. Desta forma, em razão da observação e do conhecimento dos professores do Colégio Franciscano Sant’Anna, acerca do universo escolar e da sociedade, pretende-se apresentar as condições em que se deram o processo de gestão democrática do Projeto Político Pedagógico, com destaque para o fato de ser numa Instituição por essência tradicional e confessional, assim como os resultados e impactos deste processo no sistema educacional e na formação do docente e do educando.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto