Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFioreze, Leandra Anversa
dc.creatorPigatto, Giane Magrini
dc.date.accessioned2018-06-20T15:47:45Z
dc.date.available2018-06-20T15:47:45Z
dc.date.issued2011-10-22
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13475
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2011por
dc.description.abstractThe inclusion of the tools that mediate and empower the collaboration-communication process into school daily practice allows participation in the instances of generation and appliance of the knowledge which permeates the whole training to reach a significant fluency degree in TICs. This work approached the inclusion of educational technology resources in class planning mediated by publication in the Moodle’s wiki in the context of the technical course in agriculture of the Polytechnic School of UFSM during the second semester of 2010 and under the Supervised Stage III of the Training Process of Professional and Technological Education teachers of UFSM, as well as the results obtained from an assessment survey on the mediation of these educational resources regarding the student learning. The conceptual basis supporting the teaching activities systematization guided by the use of technologically mediated educational resources is rooted in the dialogical-problematizing education. The achieved results showed that the technological mediated education may contribute in the training of professionals with greater fluency in TICs and reinforce the development of more dialogical-problematizing school practices.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFluência tecnológicapor
dc.subjectRecursos educacionais tecnológicospor
dc.subjectEducação profissionalpor
dc.subjectTechnological fluencyeng
dc.subjectEducational technology resourceseng
dc.subjectProfessional educationeng
dc.titleFluência tecnológica e produção escolar mediada por recursos tecnológicos em educação profissionalpor
dc.title.alternativeTechnological fluency and school production mediated by technological resources in professional educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sobradinho, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoA incorporação de ferramentas mediadoras e potencializadoras do processo de colaboração e comunicação na prática escolar cotidiana, permite a participação nas instâncias de geração e aplicação de conhecimentos que perpassa por toda a capacitação para alcançar um grau considerável de fluência em TICs. Este trabalho abordou a inserção de recursos educacionais tecnológicos na sistematização de planejamentos de aulas editados no wiki do Moodle e ministradas ao ensino técnico profissionalizante de nível médio em agropecuária do Colégio Politécnico da UFSM, durante o segundo semestre letivo de 2010, no âmbito do Estágio Supervisionado III do Curso de Formação de Professores para Educação Profissional e Tecnológica da UFSM, bem como os resultados obtidos através da aplicação de um survey com objetivo de avaliar a mediação desses recursos educacionais tecnológicos em relação à aprendizagem dos estudantes. A base conceitual que sustentou a sistematização das atividades didáticas pautadas na utilização de recursos educacionais mediados pela tecnologia está sedimentada na educação dialógico problematizadora. Os resultados obtidos demonstraram que a educação mediada por tecnologias é capaz de contribuir na formação de profissionais com maior fluência em TICs e reforçar o desenvolvimento de práticas escolares mais dialógico-problematizadoras.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto