Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOliveira, Maria Angélica Figueiredo
dc.creatorPeripolli, Arlei
dc.date.accessioned2018-06-21T12:27:17Z
dc.date.available2018-06-21T12:27:17Z
dc.date.issued2010-12-09
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13484
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThe knowledge society appears in today's world and is characterized by marked and accelerated innovation in technologies, especially computer use, requiring the actors of education, ability to capture and convert the continuous flow of information into knowledge / skills. Therefore, this monograph discusses how this tool can be used to enhance the teaching and learning in schools. So, the research raises new questions for an action / reflection / action in pedagogical practices in order to improve the continuing education of teachers in the daily learning, ie where skills and competencies are enhanced in this interconnected world. Therefore, it was used bibliographical research, since the main theorical contributions were selected from published materials; and descriptive, due to observation, recording and analysis of these literatures. The approaching method was qualitative, since it was analyzed subjective aspects in the readings. Finally, computer use, designed from the standpoint of promoting change and not only as an offer of a technical instrument to be used, running through different times and teacher’s dimensions, involving them as agents of (trans) formation and uplifting stories of life.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectComputadorpor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectComputereng
dc.subjectTeachereng
dc.titleO computador como potencializador das interfaces de atuação e formação docentepor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoA sociedade do conhecimento surge no mundo hodierno e se caracteriza pelas marcantes e aceleradas inovações das tecnologias, sobretudo, o uso do computador, que exige, dos atores educacionais, capacidade de apreender e converter o fluxo contínuo de informação em conhecimento/saberes. Assim, este artigo monográfico, discute como essa ferramenta pode ser usada para potencializar o processo de ensino/aprendizagem no ambiente escolar. Neste sentido, a pesquisa traz novos questionamentos para uma ação/reflexão/ação das práticas pedagógica de forma a oportunizar a formação continuada do professor no cotidiano de aprendência, ou seja, onde habilidades e competências são potencializadas neste mundo interconectado. Para tanto, fez-se uso da pesquisa bibliográfica, pois as principais contribuições teóricas foram selecionadas em materiais publicados e, descritiva, devido à observação, registro e análise dessas literaturas. O método de abordagem foi o qualitativo, porque se analisaram aspectos subjetivos nas leituras. Enfim, o uso do computador, concebido pelo prisma da promoção de modificações e não somente como um ofertar de um instrumental técnico a ser utilizado, perpassa distintos momentos e dimensões do professor, envolvendo-o como agente de (trans)formação e edificante de histórias de vida.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto