dc.contributor.advisor | Furquim, Alexandra Silva dos Santos | |
dc.creator | Balke, Marlova Elizabete | |
dc.date.accessioned | 2018-06-22T13:09:21Z | |
dc.date.available | 2018-06-22T13:09:21Z | |
dc.date.issued | 2010-09-18 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13507 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | This monograph thematizes on teaching mathematics in the context of school
management, particularly as regards the management of the classroom teacher
conducted by the manager. To investigate the feasibility of using the interdisciplinary
management of teaching math classes of eighth graders of Public School Elementary
School Bandeirantes, located in the Hinterland / RS. With a qualitative approach, the
research has been characterized as a case study. Data were collected through a
questionnaire answered by 12 students, 19 students from eighth grade school study
participant. With the research showed that students solved the problem situations
from the proposed theme and took an active role in teaching and learning of
mathematics. Thus, it can be argued that interdisciplinary enabled the construction of
mathematical concepts and contributed to significant results in the schooling process.
Furthermore, to nurture students assume the role of researcher and teacher
manager, mediate this process. Finally, it is understood to be an urgent change of
attitude of teachers in classroom management, recommending the use of
interdisciplinary and participatory school management in the teaching and learning,
aiming to build a school citizen. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Interdisciplinaridade | por |
dc.subject | Matemática | por |
dc.subject | Educational management | eng |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Interdisciplinarity | eng |
dc.title | O ensino de matemática no contexto da gestão escolar: um estudo no município de Sertão/RS | por |
dc.title.alternative | Management education in basic education, the municipality of interior | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Tio Hugo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | A presente monografia tematiza sobre o ensino de Matemática no contexto da
gestão escolar, sobretudo no que se refere à gestão da sala de aula realizada pelo
professor gestor. O estudo objetivou investigar a viabilidade do uso da
interdisciplinaridade na gestão pedagógica das aulas de Matemática da oitava série
da Escola Estadual de Ensino Fundamental Bandeirantes, localizada no município
de Sertão/RS. Com uma abordagem qualitativa, a pesquisa foi caracterizada como
um estudo de caso. Os dados foram coletados através de um questionário
respondido por 12 alunos, sendo que foram enviados para 19 alunos da oitava série
do ensino fundamental da escola participante do estudo. Com a pesquisa observouse
que os estudantes resolveram as situações-problema a partir do tema proposto e
assumiram um papel ativo no processo de ensino e aprendizagem da Matemática.
Assim, pode-se afirmar que a interdisciplinaridade possibilitou a construção de
conceitos matemáticos e contribuiu para resultados significativos no processo de
aprendizagem escolar. Além disso, oportunizou ao aluno assumir o papel de
pesquisador e ao professor gestor, mediar esse processo. Por fim, entende-se ser
urgente a mudança de atitude de professores gestores na sala de aula,
recomendando-se o uso da interdisciplinaridade e da gestão escolar participativa no
processo de ensino e aprendizagem, visando a construção de uma escola cidadã. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |