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dc.contributor.advisorDrabach, Neila Pedrotti
dc.creatorBarros, Claudia Cunha Melo
dc.date.accessioned2018-06-22T13:30:11Z
dc.date.available2018-06-22T13:30:11Z
dc.date.issued2010-09-18
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13509
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especializacao em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThe interrelationship between the educational management, school management and the administration of education, constituted the theme of this research. In this spectrum, the possibilities of the pedagogical management front of democratic education has been the guiding lights of literature, bringing the center of the discussion direct and indirect actions of the macro and micro educational facilities from the public policies of educational management, legal framework provided by formed by the 1988 Federal Constitution and the Law of Directives and Bases of National Education Law 9394/96, respectively. In this way, we had as objectives to place educational policies throughout the twentieth century, starting with the year 1920, highlighting the emergence and formation of school management, understanding the political economic and ideological factors that shape the current scenario and its implications for educational management and school, identify the potential of managing the educational front to building a democratic education. In this research, education has been understood as a practice within a specific space-time, taking action as a practice of individuals to participate in the actual production of knowledge, beyond the traditional disciplines, work in shaping values, attitudes and ethics. To contextualize the interrelationship between educational administration and management of teaching, we resume the path of education from the 1920s to the present day, pointing to the trajectory, since the beginning of the school administration followed by the social struggle in pursuit of democracy and realization of democratic school management, focusing on the prospect of effective participation of school actors as subjects of the process of effective management for emancipation. It was felt that education today is still exclusive and that agents are still subordinate to the demands of capitalist society by setting a policy of "commodification," which perpetuates inequality by allowing the return of meritocracy, where success and failure are by risk of the customers on the educational market.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestãopor
dc.subjectDemocráticapor
dc.subjectPedagógicopor
dc.subjectManagementeng
dc.subjectDemocracyeng
dc.subjectPedagogicaleng
dc.titleA interrelação entre gestão educacional e gestão do pedagógicopor
dc.title.alternativeInterrelation between education administration and administration of the pedagogiceng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Fortaleza, CE, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA interrelação entre a gestão educacional, a gestão escolar e a gestão do pedagógico constituiu-se o tema desta pesquisa. Neste espectro, as possibilidades da gestão do pedagógico frente à educação democrática constituiu o eixo norteador dessa pesquisa bibliográfica, trazendo ao centro da discussão ações diretas e indiretas da macro e da micro estruturas educacionais a partir das políticas públicas de gestão educacional, asseguradas pelo arcabouço legal, formado pela Constituição Federal de 1988 e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei n.º 9394/96, respectivamente. Neste percurso, tivemos como objetivos, situar as políticas educacionais ao longo do século XX, iniciando pelos anos de 1920; evidenciar o surgimento e constituição da gestão escolar, compreendendo os elementos políticos econômicos e ideológicos que configuram o atual cenário e suas implicações para a gestão educacional e escolar; identificar as potencialidades da gestão do pedagógico frente à construção de uma educação democrática. A educação, nesta pesquisa foi compreendida como prática situada num determinado espaço-tempo, tomando a ação pedagógica como prática de sujeitos reais que ao participarem da produção de conhecimento, além das disciplinas tradicionais, atuam na formação de valores, atitudes e ética. Para contextualizar a interrelação entre a gestão educacional e a gestão do pedagógico, retomamos a trajetória educacional a partir dos anos 1920 do século XX até os dias atuais, apontando para a trajetória, desde o surgimento da administração escolar seguindo pelas lutas sociais em busca da democracia e efetivação da gestão escolar democrática, enfocando a perspectiva de participação efetiva dos atores da escola, como sujeitos do processo de efetivação da gestão para a emancipação. Percebeu-se que a educação nos dias atuais continua excludente e que os agentes/sujeitos continuam subordinados às demandas da sociedade capitalista, configurando uma política de “mercadificação”, que perpetua a desigualdade social permitindo o retorno da meritocracia onde o sucesso e o fracasso fica por conta e risco dos clientes no mercado educacional.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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Acesso Aberto
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