dc.contributor.advisor | Gama, Maria Eliza Rosa | |
dc.creator | Brunoro, Josefina Terezinha Civa | |
dc.date.accessioned | 2018-06-25T12:12:42Z | |
dc.date.available | 2018-06-25T12:12:42Z | |
dc.date.issued | 2012-12-02 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13516 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | In democratic school management, the evaluation function is to support the teacher with elements for a continuous reflection on their practice, on the creation of new working tools and the resumption of aspects that should be revised or adjusted recognized for the individual learning process or collective. The evaluation methods occupy undoubtedly relevant space in the set of pedagogical practices applied to teaching and learning. In this sense we can not focus without relating it reviewed the important role of school management and learning as a heap of lifeless things and soon forgotten, thus cluttering the heads of students. The school management in turn, assists in building a planning theory and practice, to ensure that education is made with the highest quality for all, thus allowing the school to fulfill its social function and role of political institutions. The assessment is part of proceso teaching and learning and is currently occupying large space, requiring great technical preparation and observation skills of the professionals involved. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Avaliação contínua | por |
dc.subject | Desenvolvimento integral | por |
dc.subject | Processo de construção e aprendizagem | por |
dc.subject | Continuous assessment | eng |
dc.subject | Integral development | eng |
dc.subject | Construction and learning process | eng |
dc.title | Importância da gestão educacional na avaliação escolar | por |
dc.title.alternative | Importance of management education evaluation in school | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Tio Hugo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Na gestão escolar democrática, a avaliação tem por função subsidiar o professor com elementos para uma reflexão contínua sobre a sua prática, sobre a criação de novos instrumentos de trabalho e a retomada de aspectos que devem ser revistos, ajustados ou reconhecidos para o processo de aprendizagem individual ou coletivo. Os métodos de avaliação ocupam, sem dúvida espaço relevante no conjunto das práticas pedagógicas aplicadas ao processo de ensino e aprendizagem. Neste sentido não conseguimos focalizar avaliação sem relacioná-la a importante função do gestor escolar e a aprendizagem como um amontoado de coisas sem vida e logo esquecidas, abarrotando assim a cabeça dos educandos. A gestão escolar por sua vez, colabora na construção de um planejamento teórico e prático, a fim de garantir que a educação se faça com a melhor qualidade para todos, possibilitando desta forma que a escola cumpra sua função social e seu papel político institucional. A avaliação é parte integrante do processo ensino e aprendizagem e na atualidade está ocupando espaço amplo, exigindo preparo técnico e grande capacidade de observação dos profissionais envolvidos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |