dc.contributor.advisor | Krüger, Leonardo Germano | |
dc.creator | Borba, Adriane Terezinha Figueiredo de | |
dc.date.accessioned | 2018-06-25T12:24:06Z | |
dc.date.available | 2018-06-25T12:24:06Z | |
dc.date.issued | 2012-11-30 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13517 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | This paper aims to highlight the importance of effective participation of parents
in the school environment in a State School of Basic Education in Sapucaia do Sul -
RS. For this, a survey conducted qualitative, case study, in which questionnaires
were filled with open questions will be representatives from all segments school
(management team, teachers, parents, staff and students). The questionnaires
analyzed emphasize the need for effective participation of parents in the school
environment, seeking better quality education for their children / students. It was
found that the participation of all segments occurs precariously school. The
management team feels disheartened and in many instances "mascara" reality, trying
to make everyone think that is quite democratic. There is lack of awareness by
parents of what their role in school because those involved are always the same, this
group, which represents a minority. Regarding teachers realize that participation is
mandatory and not by aspirations for change, although all are in favor and want a
"democratic management". Already officials believe is involved develop their roles
within the school and the students participate in activities "proposed or imposed" to
be assessed not by interest. In all segments notice the lack of interest and motivation
in the school environment. No commitment is evidenced by any of the segments
seeking effective participation in decision-making. It is necessary that all segments
reflect on the events in the school environment researched because it is far removed
from reality desired, to occur the qualification and building a democratic school
management. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Participação | por |
dc.subject | Família | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Democratic management | eng |
dc.subject | Participation | eng |
dc.subject | Family | eng |
dc.subject | School | eng |
dc.title | Criando vínculos para aprender: um estudo de caso sobre a participação da família na gestão escolar | por |
dc.title.alternative | Creating links to learn: a case study on the participation of family management school | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sapucaia do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho objetivou evidenciar a importância da participação efetiva
dos pais no ambiente escolar em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental em
Sapucaia do Sul/RS. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo
de caso, na qual foram aplicados questionários com perguntas abertas aos
representantes de todos os segmentos escolares (equipe diretiva, professores, pais,
funcionários e alunos). Os questionários analisados apontam para a necessidade de
participação efetiva dos pais no ambiente escolar, buscando melhor qualidade na
educação de seus filhos/alunos. Constatou-se que a participação de todos os
segmentos escolares ocorre de forma precária. A equipe diretiva sente-se
desmotivada e em muitos momentos “mascara” a realidade, tentando fazer com que
todos pensem que é bastante democrática. Há falta de esclarecimento por parte dos
pais de qual é o seu papel na escola, pois os que participam são sempre os
mesmos, grupo este, que representa uma minoria. Em relação aos professores,
percebe-se que a participação ocorre por obrigatoriedade e não por anseios de
mudanças, embora todos sejam a favor e queiram uma “gestão democrática”. Já os
funcionários, acreditam que participar é desenvolver suas funções dentro da escola,
e os alunos participam das atividades “propostas ou impostas” para que sejam
avaliados, e não por interesse. Em todos os segmentos nota-se a falta de interesse
e motivação no ambiente escolar. Não se evidencia empenho por parte de nenhum
dos segmentos buscando a participação efetiva na tomada de decisões. É
necessário que todos os segmentos reflitam sobre os acontecimentos no ambiente
escolar pesquisado, pois está bem distante da realidade desejada, para que ocorra a
qualificação profissional e a construção de uma gestão escolar democrática. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |