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dc.contributor.advisorKrüger, Leonardo Germano
dc.creatorBorba, Adriane Terezinha Figueiredo de
dc.date.accessioned2018-06-25T12:24:06Z
dc.date.available2018-06-25T12:24:06Z
dc.date.issued2012-11-30
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13517
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractThis paper aims to highlight the importance of effective participation of parents in the school environment in a State School of Basic Education in Sapucaia do Sul - RS. For this, a survey conducted qualitative, case study, in which questionnaires were filled with open questions will be representatives from all segments school (management team, teachers, parents, staff and students). The questionnaires analyzed emphasize the need for effective participation of parents in the school environment, seeking better quality education for their children / students. It was found that the participation of all segments occurs precariously school. The management team feels disheartened and in many instances "mascara" reality, trying to make everyone think that is quite democratic. There is lack of awareness by parents of what their role in school because those involved are always the same, this group, which represents a minority. Regarding teachers realize that participation is mandatory and not by aspirations for change, although all are in favor and want a "democratic management". Already officials believe is involved develop their roles within the school and the students participate in activities "proposed or imposed" to be assessed not by interest. In all segments notice the lack of interest and motivation in the school environment. No commitment is evidenced by any of the segments seeking effective participation in decision-making. It is necessary that all segments reflect on the events in the school environment researched because it is far removed from reality desired, to occur the qualification and building a democratic school management.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectFamíliapor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectParticipationeng
dc.subjectFamilyeng
dc.subjectSchooleng
dc.titleCriando vínculos para aprender: um estudo de caso sobre a participação da família na gestão escolarpor
dc.title.alternativeCreating links to learn: a case study on the participation of family management schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapucaia do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho objetivou evidenciar a importância da participação efetiva dos pais no ambiente escolar em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental em Sapucaia do Sul/RS. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, na qual foram aplicados questionários com perguntas abertas aos representantes de todos os segmentos escolares (equipe diretiva, professores, pais, funcionários e alunos). Os questionários analisados apontam para a necessidade de participação efetiva dos pais no ambiente escolar, buscando melhor qualidade na educação de seus filhos/alunos. Constatou-se que a participação de todos os segmentos escolares ocorre de forma precária. A equipe diretiva sente-se desmotivada e em muitos momentos “mascara” a realidade, tentando fazer com que todos pensem que é bastante democrática. Há falta de esclarecimento por parte dos pais de qual é o seu papel na escola, pois os que participam são sempre os mesmos, grupo este, que representa uma minoria. Em relação aos professores, percebe-se que a participação ocorre por obrigatoriedade e não por anseios de mudanças, embora todos sejam a favor e queiram uma “gestão democrática”. Já os funcionários, acreditam que participar é desenvolver suas funções dentro da escola, e os alunos participam das atividades “propostas ou impostas” para que sejam avaliados, e não por interesse. Em todos os segmentos nota-se a falta de interesse e motivação no ambiente escolar. Não se evidencia empenho por parte de nenhum dos segmentos buscando a participação efetiva na tomada de decisões. É necessário que todos os segmentos reflitam sobre os acontecimentos no ambiente escolar pesquisado, pois está bem distante da realidade desejada, para que ocorra a qualificação profissional e a construção de uma gestão escolar democrática.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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