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dc.contributor.advisorBarcellos, Marilia de Araujo
dc.creatorSilva, Maura da Costa e
dc.date.accessioned2018-06-28T17:01:47Z
dc.date.available2018-06-28T17:01:47Z
dc.date.issued2015-12-15
dc.date.submitted2015
dc.identifier.citationSILVA, M. C. Práticas de leitura de uma narrativa em diferentes suportes: um estudo de caso do blog e do livro Depois dos Quinze. 2015. 144 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Editorial) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2015.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13595
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social – Produção Editorial, RS, 2015.por
dc.description.abstractThis research aimed to understand the content, the edition and the readers' reading practices of the blog and the printed book Depois dos Quinze, by Bruna Vieira. The author's texts approach characteristic themes of adolescence: existential questions, relationships and changes, such as independence from family and the mineira author/character's everyday life while adapting to the paulistana metropolis, where she went to go forward with her plans and dreams. The narratives, either on the blog of 130 million clicks or in the book of 200.000 copies sold, expatiate on the day-to-day uncertainties. In order to create the mosaic of empirical investigation, the reading habits of the respondents and interviews with the author and with the editors from the Grupo Autêntica were gathered, in order to understand the circuit: author, editor, reader, as referred to in Robert Darnton (2010). The theoretical approach gave basis to the analysis developed, since it concludes that readers have similar ways to read the Bruna Vieira's narratives, either on the blog or in the book. They stated that, even though the content is available online for free, they rather buy and read the printed book because they can find all the texts clustered on it. Therefore, it was found that the materiality of textual carrier and the edition of the book are important to differentiate reading processes, since the reader, who has the printed book, builds an affective relationship with it.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectPráticas de leiturapor
dc.subjectCommunicationeng
dc.subjectEditorial productioneng
dc.subjectReading practiceseng
dc.subjectProdução editorialpor
dc.titlePráticas de leitura de uma narrativa em diferentes suportes: um estudo de caso do blog e do livro Depois dos Quinzepor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationComunicação Social – Produção Editorialpor
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo geral compreender o conteúdo, a edição e as práticas de leitura dos leitores do blog e do livro impresso Depois dos Quinze, de Bruna Vieira. Os textos da autora tratam de temáticas características da adolescência: questões existenciais, relacionamentos amorosos e mudanças, como a independência familiar e o cotidiano da autora/personagem mineira em sua adaptação na metrópole paulistana, para onde ruma a fim de levar adiante seus planos e sonhos. As crônicas, tanto no blog de 130 milhões de cliques quanto no livro de 200.000 exemplares vendidos, dissertam a respeito de inquietações cotidianas. Para construção do mosaico da investigação empírica, foram reunidas no trabalho as práticas de leitura dos pesquisados e a palavra da autora e dos editores do Grupo Autêntica, de maneira a compreender o circuito: autor, editor, leitor, ao qual se refere Robert Darnton (2010). O recorte teórico trouxe pilares para a análise desenvolvida quando conclui que os leitores têm formas semelhantes de ler as crônicas de Bruna Vieira tanto no blog, quanto no livro. Eles afirmaram que, embora o conteúdo esteja disponível online gratuitamente, preferem comprar e ler o livro impresso, porque podem encontrar todos os textos reunidos nele. Assim, verificou-se que a materialidade do suporte e a edição do livro são importantes para a diferenciação de processos de leitura, uma vez que os leitores, que têm o livro impresso, constroem com ele uma relação afetiva.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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