Mostrar registro simples

dc.creatorHaygert, Suelen Ferreira
dc.date.accessioned2018-07-10T12:31:51Z
dc.date.available2018-07-10T12:31:51Z
dc.date.issued2017-03-27
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13718
dc.description.abstractConsiderando el hecho de que trabajé como profesora formadora en el Programa de Escolas Interculturais de Fronteira (PEIF) del Ministério da Educação, que soy fronteriza, natural de la ciudad de São Borja – RS y que me interesan las cuestiones relativas a la frontera, esta tesis tiene el objetivo de responder a la pregunta ¿Quién es ese sujeto fronterizo? a partir de entrevistas aplicadas a tres profesoras de escuelas participantes del PEIF de la ciudad de São Borja. Se busca entender el funcionamiento del imaginario de esos fronterizos são-borjenses, a partir del espacio de enunciación (GUIMARÃES, 2005) de donde hablan, y señalar en qué medida eso puede relacionarse a su envolvimiento y participación en el Programa. Para eso, primeramente, se hizo un breve recorrido histórico sobre la ciudad de São Borja y también sobre el PEIF. El trabajo tiene como base teórica y metodológica la Semántica del Acontecimiento (GUIMARÃES, 2005) y algunos conceptos del Análisis del Discurso (PÊCHEUX, 1975; ORLANDI, 1999). El instrumento utilizado para la recolección de datos fue un guión sobre cuatro temas, Frontera, PEIF, Interculturalidad y Lengua, a fin de posibilitar narrativas motivadas. Los discursos fueron analizados como de escenas enunciativas que fueron divididas en secuencias enunciativas seleccionadas de acuerdo con los tópicos del instrumento de recolección de datos, con atención especial a las palabras frontera, lengua, escuela y otro. El análisis realizado demuestra un conflicto entre dos lugares sociales ocupados por esos profesores: el lugar social de fronterizo y el lugar social de educador participante del PEIF.spa
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectSemântica da enunciaçãopor
dc.subjectSemântica do acontecimentopor
dc.subjectEspaço de enunciaçãopor
dc.subjectSujeito fronteiriçopor
dc.subjectPEIFpor
dc.subjectConflitopor
dc.subjectSemántica de la enunciaciónspa
dc.subjectSemántica del acontecimientospa
dc.subjectSujeto fronteirizospa
dc.subjectPEIFspa
dc.subjectConflictospa
dc.titlePrograma escolas interculturais de fronteira: professor sujeito fronteiriçopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoConsiderando o fato de que trabalhei como professora formadora no Programa de Escolas Interculturais de Fronteira (PEIF) do Ministério da Educação, que sou fronteiriça, natural da cidade de São Borja - RS e que me interessam as questões relativas à fronteira, esta dissertação tem como objetivo responder à pergunta Quem é esse sujeito fronteiriço? a partir de entrevistas aplicadas a três professoras de escolas participantes do PEIF da cidade de São Borja. Busca-se entender o funcionamento do imaginário desses fronteiriços são-borjenses, a partir do espaço de enunciação (GUIMARÃES, 2005) de onde falam, e apontar em que medida isso pode se relacionar ao seu envolvimento e participação no Programa. Para tanto, primeiramente, fez-se um breve percurso histórico sobre a cidade de São Borja e também sobre o PEIF. O trabalho tem como base teórico-metodológica a Semântica do Acontecimento (GUIMARÃES, 2005) e alguns conceitos da Análise de Discurso (PÊCHEUX, 1975; ORLANDI, 1999). Para a coleta de dados, utilizou-se um roteiro a partir de quatro temas, Fronteira, PEIF, Interculturalidade e Língua, a fim de possibilitar narrativas motivadas. Os discursos foram analisados como cenas enunciativas que foram divididas em sequências enunciativas selecionadas de acordo com os temas do instrumento de coleta de dados, com atenção especial às palavras fronteira, língua, escola e outro. A análise realizada aponta para um conflito entre dois lugares sociais ocupados por esses professores: o lugar social de fronteiriço e o lugar social de educador participante do PEIF.por
dc.contributor.advisor1Sturza, Eliana Rosa
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6356872087811361por
dc.contributor.referee1Borges, Paulo Ricardo Silveira
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5832148478408235por
dc.contributor.referee2Martins, Taís da Silva
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8223110305050343por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2057423088517130por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International