dc.contributor.advisor | Fontana, Hugo Antonio | |
dc.creator | Brandão, Gustavo Krysnamurthy Linhares | |
dc.date.accessioned | 2018-07-11T12:13:28Z | |
dc.date.available | 2018-07-11T12:13:28Z | |
dc.date.issued | 2010-09-17 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13738 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | This thesis aims at studying the possible causes of school failure and that the management could do to minimize the effect of not learning. Currently, treat this failure represents a major challenge for school managers and to society. In this sense, it is necessary a series of works that can regain their self-esteem of students who seek help and make school a place where reflection occurs on the subjects studied and develop critical thinking, because this is a process that may trigger search , analysis and creation of new ideas. Changing the thinking of the individual seeking to progress as a student is one of the goals of the School X. A good intervention of Democratic School Administration may contribute to minimize the failure that hangs over the current Education. This work was developed based on research and references contained in the theoretical studies Batshaw (1990), Freire (2007), Cover (2004), Bossa (2000) and Piaget (1978), among many others who study and treat the subject in its research. Besides the literature, visits were made at School X to monitor the performance of the School Board regarding the educational process. Nowadays, it becomes increasingly clear that it is necessary to consider a follow-up work by the management to improve the learning process in education. Thus, we conclude that a diagnosis done well can guide the intervention on learning and only thereafter seek concrete results in the educational process of students who attend there, leading people to rethink their attitudes. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão | por |
dc.subject | Democracia | por |
dc.subject | Fracasso escolar | por |
dc.subject | Management | eng |
dc.subject | Democracy | eng |
dc.subject | School failure | eng |
dc.title | As possíveis intervenções do conselho escolar da escola X para se minimizar o fracasso escolar | por |
dc.title.alternative | Possible interventions school board school x to minimize school failure | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Fortaleza, CE, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Esta monografia tem como objetivo estudar as possíveis causas do fracasso escolar e o que a Gestão poderia fazer para minimizar o efeito do não aprendizado. Atualmente, tratar esse fracasso representa um grande desafio para os gestores escolares e para a sociedade. Neste sentido, se faz necessário uma série de trabalhos que possam resgatar a auto-estima dos educandos que procuram ajuda e tornar a escola um local onde ocorra reflexão acerca dos assuntos estudados e desenvolva o pensamento crítico, pois esse é um processo que pode desencadear pesquisa, análise e criação de novas idéias. Mudar a maneira de pensar do indivíduo que busca progredir enquanto estudante é um dos objetivos da Escola X. Uma boa intervenção da Gestão Escolar Democrática pode vir a contribuir para minimizar o fracasso que paira sobre a Educação atual. Este trabalho foi desenvolvido baseado em pesquisas e referências teóricas contidas nos estudos de Batshaw (1990), Freire (2007), Cover (2004), Bossa (2000) e Piaget (1978), entre tantos outros que estudam e tratam do tema em suas pesquisas. Além da pesquisa bibliográfica, visitas foram realizadas na Escola X para acompanhar a atuação do Conselho Escolar em relação ao processo educativo. Nos dias de hoje, fica cada vez mais evidente que se faz necessário considerar um trabalho de acompanhamento por parte da Gestão para melhorar o processo de aprendizagem na Educação. Assim, concluímos que um diagnóstico bem feito pode nortear a intervenção na aprendizagem e, só a partir daí, buscar resultados concretos no processo educacional dos alunos que ali freqüentam, levando os indivíduos a repensarem suas atitudes. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |