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dc.contributor.advisorFerreira, Liliana Soares
dc.creatorBrittes, Letícia Ramalho
dc.date.accessioned2018-07-11T12:34:56Z
dc.date.available2018-07-11T12:34:56Z
dc.date.issued2012-08-08
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13740
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractThis study discusses the democratic management consecration as a way of management assumed by public school system since 1997 in Santa Maria city and its meaning effects on school organization and teachers’ work, analyzing how the paradoxical nature of democracy term influences the development of policies to this city. Furthermore, it discusses on implications of educational reforms – which have been developed based on neoliberal policies – and the changes that have occurred in the conceptions of school, education and the teachers’ role in this process. In this way, we have the interest of developing an investigation on how this way of management have influenced on the organization of school organization in terms of a democratic proposal. In a process of looking for new meanings, it presents the necessity of teachers seeking ways to share the control on discursive rules and curricular structure, because we believe that the democratic management – as a rule of public school – should contribute to build counter-hegemonic spaces related to management processes of school and knowledge become radically democratic.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectPublic policieseng
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.titleGestão escolar democrática: deslocamentos de sentidos nas políticas públicas do município de Santa Maria - RSpor
dc.title.alternativeDemocratic school management: displacement of meanings in the public policies of Santa Maria city, Rio Grande do Sul, Brazileng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste estudo problematiza a consagração da gestão democrática como modo de gestão adotado pelo sistema público de ensino desde 1997, em Santa Maria-RS, e seus efeitos de sentidos sobre a organização escolar e o trabalho docente, analisando como o caráter paradoxal do termo democracia influencia a elaboração das políticas públicas para a educação do município. Além disso, discute-se sobre as implicações das reformas educacionais - que têm sido desenvolvidas à luz das políticas neoliberais - e as modificações que têm ocorrido na concepção de escola, de educação e do próprio papel dos professores nesse processo. Nesse sentido, buscou-se investigar como esse modo de gestão tem atuado na organização escolar através de deslizamentos semânticos, em termos de uma proposta democrática. Num processo de busca por novos significados, apresenta-se a necessidade de os professores buscarem formas de partilha do controle das regras discursivas e da estrutura curricular, pois se acredita que a gestão democrática - ao se estabelecer como normativa para o ensino público - pode contribuir com a construção de espaços contra-hegemônicos para que o processo de gestão da escola e do conhecimento torne-se, radicalmente, democrático.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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Acesso Aberto
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