dc.contributor.advisor | Cordenonsi, Andre Zanki | |
dc.creator | Brigidi, Fabiana Hennies | |
dc.date.accessioned | 2018-07-11T15:43:23Z | |
dc.date.available | 2018-07-11T15:43:23Z | |
dc.date.issued | 2012-12-22 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13746 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria , Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão em Arquivos, EaD, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | This research's main goal was to analyze the Southeast of Brazil's websites of the
state public records, as well as the marketing campaigns of their products and
services through archival actions marketing. I selected the archives of the states of
Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro and São Paulo due to the high rate of
development of informational technology and communication (ICT) in these capitals.
These public institutions such as the archival ones selected here hold the social
commitment to disclose as well as disseminate the information in their collections. My
project focused on the dissemination of information conducted through the websites
of the selected archive institutions. The methodology was an exploratory and
qualitative description accomplished through archival research as well as theoretical
literature. The data was collected through a form based on the General Guidelines
for building websites of archival institutions of the National Archives (CONARQ). In
addition, I analyzed the functions of informational, promotional, instructional,
reference, research and communication, performed by websites and proposed by
Amaral and Guimarães (2008). The results of the research are limited due to the
website's gap in fallowing the CONARQ requirements as well as the functions
mentioned above. However, my project recommends the enrichment of the content of
such website, once these requirements and functions are met besides of making of
the variety of tools available on the Internet, such as social networks. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Marketing arquivístico | por |
dc.subject | Arquivos públicos estaduais | por |
dc.subject | Websites arquivísticos | por |
dc.subject | Marketing archival | eng |
dc.subject | State public records | eng |
dc.subject | Websites archival | eng |
dc.title | Marketing eletrônico: análise dos websites dos arquivos públicos estaduais da região sudeste do Brasil | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Restinga Seca, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão em Arquivos, EaD | por |
dc.description.resumo | Essa pesquisa teve como objetivo principal a análise dos websites dos arquivos
públicos estaduais da Região Sudeste do Brasil, bem como as formas de divulgação
de seus produtos e serviços através de ações de marketing arquivístico. Foram
selecionados os arquivos dos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de
Janeiro e São Paulo devido ao elevado índice de desenvolvimento das tecnologias
da informação e comunicação (TIC’s) nessas capitais. Órgãos públicos, como as
instituições arquivísticas selecionadas para essa pesquisa, tem o compromisso
social de divulgar e disseminar as informações retidas em seus acervos. Esse
trabalho privilegiou a disseminação da informação realizada através dos websites
dos arquivos selecionados. A metodologia empregada configura-se numa
investigação exploratória e descritiva de caráter qualitativo realizada através de
pesquisa documental e bibliográfica para a construção do referencial teórico. O
instrumento de coleta de dados utilizado foi um formulário com base nas Diretrizes
gerais para a construção de websites de instituições arquivísticas do Conselho
Nacional de Arquivo (CONARQ). Além disso, analisou-se a presença das funções
desempenhadas por websites propostas por Amaral e Guimarães (2008)
denominadas informacional, promocional, instrucional, referencial, de pesquisa e de
comunicação. A pesquisa teve resultados limitados, visto que os websites
analisados não atendem a totalidade das recomendações do CONARQ, bem como,
as funções citadas acima. Entretanto, é possível enriquecer o conteúdo desse tipo
de website, atendendo o restante dessas recomendações e funções, além de fazer
uso da variedade de ferramentas disponíveis na internet, como por exemplo, as
redes sociais. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |