dc.contributor.advisor | Schuch Júnior, Vitor Francisco | |
dc.creator | Barzotto, Daniel Potrich | |
dc.date.accessioned | 2018-07-12T13:07:21Z | |
dc.date.available | 2018-07-12T13:07:21Z | |
dc.date.issued | 2011-11-09 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13758 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | The efficiency and effectiveness of public management are prerogatives that
must be followed by their managers, that should work providing quality of services,
with economy of resources. These are constitutional principles, also supported by the
Fiscal Responsibility Law that requires actions planned and transparent. In this
context, comes the cost accounting to provide parameters that underlie the planning
and measuring results. It is a tool that gives support to decision-making,
management control and transparency. This research aims to provide a instrument
that allows compare costs with the quality of services, in terms of costs, skills and
abilities acquired by students in public schools. As a methodological strategy was
used as sample, 16 cities in the state, which compared the cost of the student in the
classroom, with aspects of quality of education obtained by IDEB note. With these
results, can be established a ranking of cost and notes, which enable the evaluation
of the results. In terms of costs, it was observed that they evolve to R$ 2,483.00 R$
25,983.00 per student / year in the cities, and their grades range from 3.6 to 5.1.
Such information is very rich, it allows to set standards and goals in planning for
future demand results and evaluate the performance of managers and the
government entity. On this basis, it can demonstrate its effectiveness, economic
efficiency and also in terms of technique. In this sense, this research evolves in terms
of results, as compared with the costs intellectual abilities acquired by students in
their studies. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Custos | por |
dc.subject | Qualidade | por |
dc.subject | Ensino básico | por |
dc.subject | Cost | eng |
dc.subject | Quality | eng |
dc.subject | Basic school | eng |
dc.title | Qualidade e custos na educação básica na região do Alto Jacuí - RS | por |
dc.title.alternative | Quality and costs of basic education in the region of Alto Jacuí - RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Tio Hugo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Pública, EaD | por |
dc.description.resumo | A eficiência e eficácia da gestão pública são prerrogativas que devem ser seguidas
pelos seus gestores, que devem atuar oferecendo qualidade em serviços, com
economicidade dos recursos. Estes princípios são constitucionais, também
amparados pela Lei de Responsabilidade Fiscal que exige ações planejadas e
transparentes. Neste contexto, surge a contabilidade de custos para oferecer
parâmetros que fundamentam o planejamento e mensuração de resultados. É um
instrumento que dá amparo à tomada de decisões, controle gerencial e
transparência. Esta pesquisa visa oferecer um instrumento que permite comparar
custos com a qualidade dos serviços, em termos de custos, competências e
habilidades adquiridas pelos estudantes da rede pública. Como estratégia
metodológica, utilizou-se, como amostra, 16 municípios gaúchos, onde se comparou
o custo do aluno em sala de aula, com aspectos de qualidade do ensino obtidos por
meio da nota do IDEB. Com tais resultados, pode-se estabelecer um ranking de
custos e das notas, que possibilitam avaliar os resultados. Em termos de custos,
verificou-se que estes evoluem de R$ 2.483,00 para R$ 25.983,00 por aluno/ano nos
municípios, e que suas notas variam de 3,6 para 5,1. Tais informações são muito
ricas, por permitir estabelecer padrões e metas no planejamento para exigir
resultados futuros e avaliar o desempenho dos gestores e da entidade
governamental. Com esta base, se consegue demonstrar sua eficiência, eficácia
econômica e também em termos de técnica. Neste sentido, esta pesquisa evolui em
termos de resultados, pois compara custos com as capacidades intelectuais
adquiridas pelos estudantes em seus estudos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |