Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSchuch Júnior, Vitor Francisco
dc.creatorBarzotto, Daniel Potrich
dc.date.accessioned2018-07-12T13:07:21Z
dc.date.available2018-07-12T13:07:21Z
dc.date.issued2011-11-09
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13758
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThe efficiency and effectiveness of public management are prerogatives that must be followed by their managers, that should work providing quality of services, with economy of resources. These are constitutional principles, also supported by the Fiscal Responsibility Law that requires actions planned and transparent. In this context, comes the cost accounting to provide parameters that underlie the planning and measuring results. It is a tool that gives support to decision-making, management control and transparency. This research aims to provide a instrument that allows compare costs with the quality of services, in terms of costs, skills and abilities acquired by students in public schools. As a methodological strategy was used as sample, 16 cities in the state, which compared the cost of the student in the classroom, with aspects of quality of education obtained by IDEB note. With these results, can be established a ranking of cost and notes, which enable the evaluation of the results. In terms of costs, it was observed that they evolve to R$ 2,483.00 R$ 25,983.00 per student / year in the cities, and their grades range from 3.6 to 5.1. Such information is very rich, it allows to set standards and goals in planning for future demand results and evaluate the performance of managers and the government entity. On this basis, it can demonstrate its effectiveness, economic efficiency and also in terms of technique. In this sense, this research evolves in terms of results, as compared with the costs intellectual abilities acquired by students in their studies.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCustospor
dc.subjectQualidadepor
dc.subjectEnsino básicopor
dc.subjectCosteng
dc.subjectQualityeng
dc.subjectBasic schooleng
dc.titleQualidade e custos na educação básica na região do Alto Jacuí - RSpor
dc.title.alternativeQuality and costs of basic education in the region of Alto Jacuí - RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Tio Hugo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Pública, EaDpor
dc.description.resumoA eficiência e eficácia da gestão pública são prerrogativas que devem ser seguidas pelos seus gestores, que devem atuar oferecendo qualidade em serviços, com economicidade dos recursos. Estes princípios são constitucionais, também amparados pela Lei de Responsabilidade Fiscal que exige ações planejadas e transparentes. Neste contexto, surge a contabilidade de custos para oferecer parâmetros que fundamentam o planejamento e mensuração de resultados. É um instrumento que dá amparo à tomada de decisões, controle gerencial e transparência. Esta pesquisa visa oferecer um instrumento que permite comparar custos com a qualidade dos serviços, em termos de custos, competências e habilidades adquiridas pelos estudantes da rede pública. Como estratégia metodológica, utilizou-se, como amostra, 16 municípios gaúchos, onde se comparou o custo do aluno em sala de aula, com aspectos de qualidade do ensino obtidos por meio da nota do IDEB. Com tais resultados, pode-se estabelecer um ranking de custos e das notas, que possibilitam avaliar os resultados. Em termos de custos, verificou-se que estes evoluem de R$ 2.483,00 para R$ 25.983,00 por aluno/ano nos municípios, e que suas notas variam de 3,6 para 5,1. Tais informações são muito ricas, por permitir estabelecer padrões e metas no planejamento para exigir resultados futuros e avaliar o desempenho dos gestores e da entidade governamental. Com esta base, se consegue demonstrar sua eficiência, eficácia econômica e também em termos de técnica. Neste sentido, esta pesquisa evolui em termos de resultados, pois compara custos com as capacidades intelectuais adquiridas pelos estudantes em seus estudos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Pública - EaD [307]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Pública - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto