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dc.contributor.advisorFedosse, Elenir
dc.creatorCorrêa, Luciele Ximendes
dc.date.accessioned2018-07-12T15:48:13Z
dc.date.available2018-07-12T15:48:13Z
dc.date.issued2018-02-28
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13763
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis study aimed to know the different actors involved in a Multiprofessional Residency Program - emphasis on Basic Attention -, the activities developed by them, their knowledge about the Pedagogical Project and also how they evaluate themselves as participants in this Program. It is a case study involving program professionals, with qualitative and quantitative analyzes, carried out from the exploration and description of facts obtained through a semi- structured interview. The majority of subjects - 17 (85%) - were female and white; the mean age of the residents was 27.25 years; the mean age of preceptors was 37.16. As for tutors, there was a gender balance and the mean age was 46 years. The predominant profession of residents and preceptors was Nursing. The majority of subjects 15 (75%) said they knew the Program's Pedagogical Project. Among the activities developed by the residents, besides the field and core activities, both cited by 10 (83.33%), Planning - one (8.3%) and Matriciamento, cited by three (25%). Of the 12 residents, only one (8.33%) did not self-evaluate positively; as for preceptors and tutors, a 100% positive self-assessment was obtained. There was a restricted criticism and reflection on important aspects of the training - knowledge of the Program's Pedagogical Project, of the planned actions of being developed and of self- evaluation. The processes and studies of health policies and evaluation related to work and academic training in Multiprofessional Residency Programs should be expanded.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectSUS (Sistema Único de Saúde)por
dc.subjectAtenção primária à saúdepor
dc.subjectEspecializaçãopor
dc.subjectPessoal de saúdepor
dc.subjectUnified health systemeng
dc.subjectPrimary health careeng
dc.subjectSpecializationeng
dc.subjectHealth personneleng
dc.title(Re)conhecimento dos atores envolvidos em um programa de residência em atenção básica: ênfase nos processos pedagógicos e práticospor
dc.title.alternative(Re)knowledge of the actors involved in a primary care residency program: emphasis on pedagogical and practical processeseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationResidência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúdepor
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo conhecer os diferentes atores envolvidos em um Programa de Residência Multiprofissional – ênfase na Atenção Básica –, as atividades desenvolvidas por eles, seus conhecimentos a respeito do Projeto Pedagógico e, ainda, de como se autoavaliam enquanto participantes do referido Programa. Trata-se de um estudo de caso que envolve profissionais do Programa, com análises quali-quantitativas, realizado a partir da exploração e descrição de fatos obtidos por meio de uma entrevista semiestruturada. A maioria dos sujeitos - 17 (85%) – entrevistados foi do sexo feminino e da cor branca; a média de idade dos residentes foi de 27,25 anos; a média de idade dos preceptores foi de 37,16. Quanto aos tutores, houve equilíbrio entre os sexos e a média de idade foi de 46 anos. A profissão predominante dos residentes e dos preceptores foi a Enfermagem. A maioria dos sujeitos 15 (75%) disse conhecer o Projeto Pedagógico do Programa. Das atividades desenvolvidas pelos residentes, destacaram-se, além das atividades próprias de campo e núcleo, ambas citadas por 10 (83,33%), o Planejamento - um (8,3%) e o Matriciamento, citado por três (25%). Dos 12 residentes, apenas um (8,33%) não se autoavaliou positivamente; quanto aos preceptores e tutores obteve-se autoavaliação 100% positiva. Constatou-se restrita crítica e reflexão sobre aspectos importantes da formação - conhecimento do Projeto Pedagógico do Programa, das ações previstas de serem desenvolvidas e de autoavaliação. Convém ampliar os processos e os estudos das políticas de saúde e de avaliação inerentes ao trabalho e à formação acadêmica em Programas de Residência Multiprofissional.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências da Saúdepor


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