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(Re)conhecimento dos atores envolvidos em um programa de residência em atenção básica: ênfase nos processos pedagógicos e práticos
dc.contributor.advisor | Fedosse, Elenir | |
dc.creator | Corrêa, Luciele Ximendes | |
dc.date.accessioned | 2018-07-12T15:48:13Z | |
dc.date.available | 2018-07-12T15:48:13Z | |
dc.date.issued | 2018-02-28 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13763 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This study aimed to know the different actors involved in a Multiprofessional Residency Program - emphasis on Basic Attention -, the activities developed by them, their knowledge about the Pedagogical Project and also how they evaluate themselves as participants in this Program. It is a case study involving program professionals, with qualitative and quantitative analyzes, carried out from the exploration and description of facts obtained through a semi- structured interview. The majority of subjects - 17 (85%) - were female and white; the mean age of the residents was 27.25 years; the mean age of preceptors was 37.16. As for tutors, there was a gender balance and the mean age was 46 years. The predominant profession of residents and preceptors was Nursing. The majority of subjects 15 (75%) said they knew the Program's Pedagogical Project. Among the activities developed by the residents, besides the field and core activities, both cited by 10 (83.33%), Planning - one (8.3%) and Matriciamento, cited by three (25%). Of the 12 residents, only one (8.33%) did not self-evaluate positively; as for preceptors and tutors, a 100% positive self-assessment was obtained. There was a restricted criticism and reflection on important aspects of the training - knowledge of the Program's Pedagogical Project, of the planned actions of being developed and of self- evaluation. The processes and studies of health policies and evaluation related to work and academic training in Multiprofessional Residency Programs should be expanded. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | SUS (Sistema Único de Saúde) | por |
dc.subject | Atenção primária à saúde | por |
dc.subject | Especialização | por |
dc.subject | Pessoal de saúde | por |
dc.subject | Unified health system | eng |
dc.subject | Primary health care | eng |
dc.subject | Specialization | eng |
dc.subject | Health personnel | eng |
dc.title | (Re)conhecimento dos atores envolvidos em um programa de residência em atenção básica: ênfase nos processos pedagógicos e práticos | por |
dc.title.alternative | (Re)knowledge of the actors involved in a primary care residency program: emphasis on pedagogical and practical processes | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde | por |
dc.description.resumo | Este estudo teve como objetivo conhecer os diferentes atores envolvidos em um Programa de Residência Multiprofissional – ênfase na Atenção Básica –, as atividades desenvolvidas por eles, seus conhecimentos a respeito do Projeto Pedagógico e, ainda, de como se autoavaliam enquanto participantes do referido Programa. Trata-se de um estudo de caso que envolve profissionais do Programa, com análises quali-quantitativas, realizado a partir da exploração e descrição de fatos obtidos por meio de uma entrevista semiestruturada. A maioria dos sujeitos - 17 (85%) – entrevistados foi do sexo feminino e da cor branca; a média de idade dos residentes foi de 27,25 anos; a média de idade dos preceptores foi de 37,16. Quanto aos tutores, houve equilíbrio entre os sexos e a média de idade foi de 46 anos. A profissão predominante dos residentes e dos preceptores foi a Enfermagem. A maioria dos sujeitos 15 (75%) disse conhecer o Projeto Pedagógico do Programa. Das atividades desenvolvidas pelos residentes, destacaram-se, além das atividades próprias de campo e núcleo, ambas citadas por 10 (83,33%), o Planejamento - um (8,3%) e o Matriciamento, citado por três (25%). Dos 12 residentes, apenas um (8,33%) não se autoavaliou positivamente; quanto aos preceptores e tutores obteve-se autoavaliação 100% positiva. Constatou-se restrita crítica e reflexão sobre aspectos importantes da formação - conhecimento do Projeto Pedagógico do Programa, das ações previstas de serem desenvolvidas e de autoavaliação. Convém ampliar os processos e os estudos das políticas de saúde e de avaliação inerentes ao trabalho e à formação acadêmica em Programas de Residência Multiprofissional. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências da Saúde | por |
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Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde [165]
Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde