Mostrar registro simples

dc.creatorReis, Cristiane Medianeira da Silva
dc.date.accessioned2018-07-16T17:59:51Z
dc.date.available2018-07-16T17:59:51Z
dc.date.issued2017-07-25
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13800
dc.description.abstractThis dissertation is linked to Research Line 2-School Practices and Public Policies, of the Postgraduate Program in Education of the Federal University of Santa Maria (UFSM), generated by the interest around the research to what extent the (auto)biographical narratives of the trajectories of university pedagogues professors from the courses of Pedagogy at the Federal University of Santa Maria – UFSM and from the Franciscan University Center -UNIFRA, in Santa Maria – RS, are related to their teaching practices? The unroll of this intention, specifically were: To recognize in the (auto) biographical narrative the educational elements that influenced the search for the trajectory of continuing education and allowed me to encounter with this research theme; to theorize the methodological path, with the choice of qualitative research methodology, method of (auto)biographical narratives; analyze theses themes, dissertations and articles from other researchers to think about my research path; to rescue the path taken by education in Brazil, the first professors and the arisen of the pedagogy course; to discuss the professor education in higher education; and to verify how the autobiographical narratives are possibilities of professors reflection, considering life histories and trajectory of formation, as a reflection movement for understanding the initial and continued formative processes. Lastly, I develop the research, I present the data collection, the criteria used, the interviews and the (auto)biographical narratives of the four university pedagogues professors.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectNarrativas (auto)biográficaspor
dc.subjectTrajetórias de formaçãopor
dc.subjectPedagogas docentes dos cursos de Pedagogiapor
dc.subject(Auto) biographical narrativeseng
dc.subjectTrajectory of formationeng
dc.subjectPedagogues professors of the Pedagogy courseseng
dc.titleAndarilhando pelas trajetórias de formação: narrativas (auto)biográficas de pedagogas docentes universitáriaspor
dc.title.alternativeTransiting on the trajectory of formation: (auto)biographics narrative of university pedagogues professorseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA presente dissertação é vinculada à Linha de Pesquisa 2- Práticas Escolares e Políticas Públicas, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), gerado pelo interesse em torno da investigação sobre: em que medida as narrativas (auto)biográficas das trajetórias de formação de pedagogos docentes dos cursos de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM e do Centro Universitário Franciscano-UNIFRA, de Santa Maria – RS, se relacionam com suas práticas docentes? Os desdobramentos desta intenção, de forma específica, foram: reconhecer na narrativa autobiográfica os elementos educativos que influenciaram na busca pela trajetória de formação continuada e me propiciaram o encontro com esse tema de pesquisa; teorizar o caminho metodológico, com a escolha pela metodologia de pesquisa qualitativa, método das narrativas(auto)biográficas; analisar as temáticas de teses, dissertações e artigos de outros pesquisadores para pensar sobre o meu caminho de pesquisa; resgatar o caminho percorrido pela educação no Brasil, os primeiros professores e o surgimento do curso de pedagogia; discutir sobre a formação docente no ensino superior; e verificar como as narrativas autobiográficas são possibilidades de reflexão docente, considerando as histórias de vida e as trajetórias de formação, como movimento de reflexão para compreensão dos processos formativos inicial e continuado. Por último, desenvolvo a pesquisa, apresento o levantamento de dados, os critérios usados, as entrevistas e as narrativas (auto)biográficas das quatro pedagogas docentes universitárias.por
dc.contributor.advisor1Cunha, Jorge Luiz da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7227767555433465por
dc.contributor.referee1Pacheco, Claudia Regina Costa
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6290607002629777por
dc.contributor.referee2Oliveira, Valeska Maria Fortes de
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3628223248832085por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3656786778648722por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International