Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOurique, Maiane Liana Hatschbach
dc.creatorCrestani, Patrícia Ignácio
dc.date.accessioned2018-07-18T15:38:53Z
dc.date.available2018-07-18T15:38:53Z
dc.date.issued2011-09-17
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13837
dc.descriptionMonografia (especializacao) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis research is inserted in studies of Specialization in School Management of distance Postgraduate Program at the Federal University of Santa Maria/RS. Through this work we sought to understand the problem of school failure and the growing demand of students that schools of education generate to the modality of Youth and Adults Education in the city of Dois Irmãos/RS. For this investigation was used as methodology the participative research, weaving experience among the respondents and the researcher. Data collection occurred in two public schools in outlying areas, with students, teachers and managers of the modalities EJA, PROEJA and elementary school. The theoretical apparatus that has guided this monograph has been around for many scholars, including Freire (1986, 1984,1999 ), Freitag (1986), Gadotti (1985, 1988) and Paiva (2006), Paro (2001), Young (2007), Brunel (2008), Beyond the constitutional documents as the Guidelines and Bases Law 9394/96 and the Report of the National Council of Education No. 11/2000. After mapping the data we can say that there is an effort to reframe the EJA and circumvent the problem of school failure, describing the teaching in all the modalities to provide individual growth, the state of belonging to the community and its commitment to the development of society. This requires greater involvement of educational management and school management to outline the issues of school performance in the educational setting, with special attention to Youth and Adults Education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEJA (Educação de Jovens e Adultos)por
dc.subjectFracasso escolarpor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectYouth and adults educationeng
dc.subjectSchool failureeng
dc.subjectSchool managementeng
dc.titleEJA: solução ou continuidade dos problemas do fracasso escolar?por
dc.title.alternativeEJA: solution or permanence of the problems to school failure?eng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapucaia do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEsta pesquisa insere-se nos estudos de Especialização em Gestão Educacional do Programa de Pós-graduação a distância da Universidade Federal de Santa Maria/RS. Através deste trabalho buscou-se compreender a problemática do fracasso escolar e a crescente demanda de vagas que as escolas de ensino regular geram à modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município de Dois Irmãos/RS. Para esta investigação utilizou-se como metodologia a pesquisa participante, entrelaçando experiências entre os entrevistados e a pesquisadora. A coleta de dados deu-se em duas escolas municipais de bairros periféricos, com alunos, professores e gestores das modalidades EJA, PROEJA e do ensino fundamental regular. O aparato teórico que guiou esta monografia estruturou-se em torno de vários estudiosos, entre eles Freire (1986, 1984, 1999), Freitag (1986), Gadotti (1985, 1988), Paiva (2006), Paro (2001), Young (2007), Brunel (2008), além de documentos constitucionais como a Lei de Diretrizes e Bases (LDB nº 9394/96) e o Parecer do Conselho Nacional de Educação nº 11/2000. Após o mapeamento dos dados é possível afirmar que há um esforço para ressignificar a EJA e contornar a problemática do fracasso escolar, qualificando o ensino em todas as modalidades para proporcionar o crescimento individual, o estado de pertencimento do educando à comunidade e seu comprometimento com o desenvolvimento da sociedade. Para tanto é necessário maior comprometimento da gestão educacional e da gestão escolar para o contorno das questões do rendimento escolar no cenário educacional, com especial atenção a Educação de Jovens e Adultos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto