dc.contributor.advisor | Ourique, Maiane Liana Hatschbach | |
dc.creator | Crestani, Patrícia Ignácio | |
dc.date.accessioned | 2018-07-18T15:38:53Z | |
dc.date.available | 2018-07-18T15:38:53Z | |
dc.date.issued | 2011-09-17 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13837 | |
dc.description | Monografia (especializacao) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This research is inserted in studies of Specialization in School Management of distance Postgraduate Program at the Federal University of Santa Maria/RS. Through this work we sought to understand the problem of school failure and the growing demand of students that schools of education generate to the modality of Youth and Adults Education in the city of Dois Irmãos/RS. For this investigation was used as methodology the participative research, weaving experience among the respondents and the researcher. Data collection occurred in two public schools in outlying areas, with students, teachers and managers of the modalities EJA, PROEJA and elementary school. The theoretical apparatus that has guided this monograph has been around for many scholars, including Freire (1986, 1984,1999 ), Freitag (1986), Gadotti (1985, 1988) and Paiva (2006), Paro (2001), Young (2007), Brunel (2008), Beyond the constitutional documents as the Guidelines and Bases Law 9394/96 and the Report of the National Council of Education No. 11/2000. After mapping the data we can say that there is an effort to reframe the EJA and circumvent the problem of school failure, describing the teaching in all the modalities to provide individual growth, the state of belonging to the community and its commitment to the development of society. This requires greater involvement of educational management and school management to outline the issues of school performance in the educational setting, with special attention to Youth and Adults Education. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | EJA (Educação de Jovens e Adultos) | por |
dc.subject | Fracasso escolar | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Youth and adults education | eng |
dc.subject | School failure | eng |
dc.subject | School management | eng |
dc.title | EJA: solução ou continuidade dos problemas do fracasso escolar? | por |
dc.title.alternative | EJA: solution or permanence of the problems to school failure? | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sapucaia do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa insere-se nos estudos de Especialização em Gestão Educacional do Programa de Pós-graduação a distância da Universidade Federal de Santa Maria/RS. Através deste trabalho buscou-se compreender a problemática do fracasso escolar e a crescente demanda de vagas que as escolas de ensino regular geram à modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município de Dois Irmãos/RS. Para esta investigação utilizou-se como metodologia a pesquisa participante, entrelaçando experiências entre os entrevistados e a pesquisadora. A coleta de dados deu-se em duas escolas municipais de bairros periféricos, com alunos, professores e gestores das modalidades EJA, PROEJA e do ensino fundamental regular. O aparato teórico que guiou esta monografia estruturou-se em torno de vários estudiosos, entre eles Freire (1986, 1984, 1999), Freitag (1986), Gadotti (1985, 1988), Paiva (2006), Paro (2001), Young (2007), Brunel (2008), além de documentos constitucionais como a Lei de Diretrizes e Bases (LDB nº 9394/96) e o Parecer do Conselho Nacional de Educação nº 11/2000. Após o mapeamento dos dados é possível afirmar que há um esforço para ressignificar a EJA e contornar a problemática do fracasso escolar, qualificando o ensino em todas as modalidades para proporcionar o crescimento individual, o estado de pertencimento do educando à comunidade e seu comprometimento com o desenvolvimento da sociedade. Para tanto é necessário maior comprometimento da gestão educacional e da gestão escolar para o contorno das questões do rendimento escolar no cenário educacional, com especial atenção a Educação de Jovens e Adultos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |